sexta-feira, 16 de março de 2012

Saiba o que é Antropomorfismo



Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ
janio-estudosteolgicos.blogspot.com




Saiba o que é Antropomorfismo

Antropomorfismo vem de duas palavras gregas: anthropos (homem) e morphe (forma). Portanto, um antropomorfismo é quando Deus aparece ou Se manifesta para nós em forma humana ou mesmo em características humanas atribuídas a Ele mesmo.

Vemos isto por toda a Bíblia - e com razão assim. Apesar de tudo, não podemos ascender onde Deus está, mas Ele pode descender até onde estamos.

Mais abaixo estão uns poucos versos da Bíblia que atribuem a Deus ações, atributos e emoções humanas. Lembre-se, Deus opera conosco em nossa estrutura de tempo.

Ele não tem permanecido somente na eternidade, mas também na história humana à medida que Ele se move através dela e através do e com o Seu povo para realizar a Sua vontade e o Seu propósito soberano.

Devemos assumir, então, que Deus não Se relaciona conosco em termos familiares às nossas próprias ações? E não devemos assumir também que em assim fazendo Deus apresentará aspectos de Si mesmo a nós que serão paradoxais? Tome por exemplo o fato de que Deus é todo-poderoso (Jeremias 32:17,27 ), todavia, Ele descansa (Gênesis 2:2).

Vemos que Deus está em todos os lugares (Salmos 139:7-12), todavia, Ele perguntou a Adão, "Onde estás?" (Gênesis 3:9). Vemos que Deus sabe todas as coisas (1 João 3:20). Todavia, vemos que Deus diz, "Agora sei que temes a Deus..." (Gênesis 22:12).

Se, como os "teístas abertos" querem asseverar, Deus não conhece todos os eventos futuros porque Ele diz, por exemplo, a Abraão, "Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho" (Gênesis 22:12), então, não podemos asseverar também que, visto que Deus perguntou "Adão, onde estás?", Deus não está em todos os lugares, pois se Deus estivesse em todos os lugares Ele saberia exatamente onde Adão estava? Ou, se Deus descansa isto significa que Deus não é todo-poderoso? Certamente que não.

O open theism simplesmente reduz o atributo da onisciência de Deus ao exaltar a condição da liberdade humana. Sempre que o homem é exaltado, Deus deve ser humilhado.

Este é um problema fundamental no open theism: Ele eleva tanto a soberania do homem que as qualidades e os atributos de Deus devem ser rebaixados; em outras palavras, Deus não conhece todas as coisas.

Abaixo estão relacionados vários versos que demonstram a manifestação de Deus para nós em palavras humanas, como ações, emoções e corpo. Assim, podemos ver que tal condescendência da parte de Deus para conosco naturalmente resultará em Deus dizer coisas que requerem uma profunda examinação.

1. Ações humanas - mudança de opinião, lembrar, descansar

A. Êxodo 32:14, "Então o Senhor se arrependeu ["mudou sua opinião", em algumas versões] do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo."

B. 2 Samuel 24:16, "Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão".

C. Gênesis 9:16, “O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar do pacto perpétuo entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que está sobre a terra".

D. Gênesis 2:2, "Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera".

2. Emoções humanas - dor, ciúme, zelo, piedade, compaixão, arrependimento

A. Gênesis 6:6, "Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração".

B. Êxodo 20:5, "Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam".

C. Juízes 2:18, "...porquanto o Senhor se compadecia deles em razão do seu gemido por causa dos que os oprimiam e afligiam".

D. 1 Samuel 15:35, "Ora, Samuel nunca mais viu a Saul até o dia da sua morte, mas Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel".

3. Corpo humano - mãos, face, boca, olhos, braço.

A. Êxodo 7:5, "E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a Minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles".

B. Números 6:24, "O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti".

C. Salmos 33:6, "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da Sua boca".

D. Salmos 34:15, "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos ao seu clamor".

E. Salmos 89:10, "Tu abateste a Raabe como se fora ferida de morte; com o teu braço poderoso espalhaste os teus inimigos".

Outras – Asas

A. Salmos 57:1, "Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das Tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades".

O prazo (não encontrada na Bíblia, derivados do grego Anthropos, o homem, e morphe, formulário) designa o ponto de vista de Deus, que concebe como tendo forma humana (Ex 15:3; Num.. 12:8) com os pés (Gn 3:8; Ex 24:10), mãos (Ex 24:11; Josh. 4:24), boca (Nm 12:8; Jer. 7:13), e do coração (os. 11:8) , Mas em um sentido mais amplo, o termo também inclui atributos humanos e emoções (Gn 2:2; 6:6; Ex 20:5; os. 11:8).

Esta tendência de antropomorfismo, comum a todas as religiões, tão plena expressão encontrada em grego politeísmo pensava que o homem comum dos deuses quanto os homens mortais.

Xenophanes (cerca de 570-480 aC) reagiu fortemente, acusando o homem de tornar os deuses à sua imagem.

Posteriores desenvolvimentos no pensamento grego considerado como homens mortais deuses (uma forma de humanismo antecipado) ou visualizadas Deus na metafísica de puro bom senso, Ser absoluto.

O transcendentalismo deste último influenciou o hellenistic judeus do Egito, para que os tradutores do grego OT, a LXX, feita durante o segundo e o terceiro séculos a C, sentiu obrigado a modificar algumas das anthropomorphisms.

Por exemplo, onde o hebraico lê "eles viram o Deus de Israel" (Ex 24:10) a LXX tem "que viram o local onde se situava o Deus de Israel" e para "Vou falar com ele boca a boca" ( Nm12:8) a LXX traduz "Vou falar-lhe boca a boca, aparentemente".

No entanto, a OT, se lida com empatia e compreensão, o que revela um desenvolvimento espiritual é um corretivo para qualquer um bruto, literalistic vista de antropomorfismo ou igual a falsa repúdio de qualquer manifestação antropomórfica.

A "imagem de Deus" criado no homem (Gn 1:27) foi, na esfera da personalidade, do espírito, não da forma humana.

Porque os israelitas "serra nenhuma forma" (Dt 4:12) no Sinai, que eram proibidas as imagens, de qualquer forma, masculina ou feminina, besta, pássaro, rastejante coisa, ou peixes (Dt 4:15-19).

O NT declaração de Jesus, "Deus é espírito, e aqueles que adoram devem adorá-lo em espírito e verdade" (Jo 4:24), é esperada pelos Job 9:32; Ps. 50:21; e os. 11:9.

O antropomorfismo dos Israelitas foi uma tentativa de expressar o nonrational aspectos da experiência religiosa (o tremendum Mysterium ", aweful majestade", discutida por Rudolf Otto) em termos de consumo racional, e as primeiras manifestações de o assunto não fosse tão "bruto", como os chamados iluminada teria um homem pensa.

As características humanas do Deus de Israel eram sistematicamente exaltada, enquanto os deuses de seus vizinhos do Leste Próximo partilhados os vícios dos homens.

Considerando que a representação do Deus de Israel nunca foram além antropomorfismo, as divindades das outras religiões assumiram formas de animais, árvores, estrelas, ou até mesmo uma mistura de elementos.

Antropomórfica conceitos foram "absolutamente necessária se o Deus de Israel estava a ser um deus do indivíduo Tribos de Israel, bem como da população como um todo ....

Para a média adorador ... isso é muito importante que o seu deus ser uma divindade quem pode simpatizar com seus sentimentos e emoções humanas, sendo um com quem se pode amar e temer alternadamente, e em quem ele pode transferir as emoções santo ligado com memórias de pai e mãe e amiga

É precisamente na área do pessoal que teísmo, tal como expresso no cristianismo, nunca devemos pensar em termos antropomórfica.

A respeito exclusivamente a Deus ou Ser Absoluto, o Grande Desconhecido é referir a ele ou ela, mas para pensar em Deus como literalmente pessoais, uma bolsa com quem nós podemos, se a dizer que tu.

Alguns objetos com esta visão, ao explicar que as criaturas de uma força impessoal pessoais se tornaram seres humanos conscientes da sua personalidade.

"Dizer que Deus é completamente diferente de nós é tão absurdo quanto dizer que ele é completamente como nós" (DE TRUEBLOOD, Filosofia da Religião, p. 270).

Paradoxal que pareça, existe uma posição que mediar a resposta encontra na encarnação de Jesus Cristo, que disse: "Quem me viu o Pai" (João 14:9).

Finito homem jamais irá unir-se para o antropomorfismo da encarnação e do conceito de Deus como Pai (Matt. 7:11), mas, ao mesmo tempo ele vai perceber a impossibilidade de absoluto, completa compreensão de Deus, pois "os meus pensamentos não são os seus pensamentos, nem são os teus caminhos meus caminhos, diz o Senhor "(Is 55:8).

O uso da terminologia humana para falar de Deus é necessária quando nós, em nossas limitações, desejamos expressar verdades sobre a Divindade que, por Sua natureza, não podem ser descritas ou conhecidas.

Desde os tempos bíblicos, até o presente, as pessoas se sentiram compelidas a explicar como é Deus, e não há outras expressões do ponto de vista humano que sejam capazes de transmitir qualquer aparência de significado para o indescritível. Assim, em Gênesis, apenas Deus cria

(1:1), move (1:2),

fala (1:3), vê (1:4),

divide (1:4),

coloca (1:17),

abençoa ( 1:22),

planta (2:8),

anda (3:8),

fecha (7:16),

cheira (8:21),

desce (11:5),

dispersa (11:8),

ouve (21:17),

testa (22:1),

e julga (30:6).

Talvez o antropomorfismo mais profundo seja a representação de Deus estabelecendo um pacto, pois a realização de pactos é uma atividade totalmente humana.

Deus entra em um acordo (pacto) com Israel no Sinai (Ex 19:5-6), uma consequência de um pacto anterior que Ele tinha feito com Abraão (Gn 17:1-18).

Mais tarde, este acordo é transformado em uma nova Aliança através de Jesus Cristo (Mt 26:26-29).

Teologicamente, o compacto jurídico iniciado por Deus torna-se o instrumento através do qual Ele estabeleceu uma relação íntima e pessoal com o povo, tanto coletiva quanto individualmente.

Sem expressões antropomórficas, esta realidade teológica permaneceria praticamente inexplicável.

Antropomorfismos também atribuem forma humana à Deus. Deus resgata Israel da escravidão egípcia com um braço estendido (Ex 6:6).

Moisés e seus companheiros vêem a Deus, e eles comem e bebem com Ele (Êxodo 24:10-11). Outros textos se referem às costas, rosto, boca, lábios, ouvidos, olhos, mão e dedo de Deus. A expressão “a ira ardente do Senhor” (Ex 4:14) é interessante. Uma tradução literal do hebraico é “o nariz do Senhor queima.”

Indiretamente, expressões antropomórficas também aparecem, como a espada e o arco do Senhor, o trono e o escabelo de Deus.

Relacionado às expressões antropomórficas também são as expressões antropopáticas (Gr.:antropos [homem] + patos [paixão]), usadas para se referir às emoções de Deus. Deus é ciumento (Êxodo 20:5) odeia (Am 5:21) e fica irritado (Jeremias 7:20), mas Ele também ama (Êxodo 20:6) e é agradado (Deuteronômio 28:63).

Antropomorfismos e antropopatismos são figuras de linguagem que transmitem verdades teológicas sobre Deus para a humanidade. Somente quando tomadas literalmente são mal interpretadas.

Tomadas como expressões metafóricas, elas fornecem, por analogia, um quadro conceptual em que o Deus que está além da nossa compreensão se torna uma pessoa a quem podemos amar.

No Novo Testamento, a analogia se torna realidade no mistério da encarnação (João 1:1-18).

2 comentários:

  1. Tenho aprendido a amar estas grandiosas mensagens que verdadeiramente vem de Deus e mudam as vidas!
    Que o senhor possa abençoar grandemente o presbitero Janio!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por essa maravilhosa explicação, tirou minhas dúvidas a respeito desse assunto, e de outros. Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir