sexta-feira, 16 de março de 2012

Porque ficamos enfermos, e como ser curados?



Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-estudosteolgicos.blogspot.com



Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!
Creio em milagres. Creio que Deus cura hoje em resposta às orações de seu povo. Durante meu ministério pastoral, tenho orado por pessoas doentes que ficaram boas.

Contudo, apesar de todas as orações, pedidos e súplicas que os crentes fazem a Deus quando ficam doentes, é um fato inegável que muitos continuam doentes e eventualmente, chegam a morrer acometidos de doenças e males terminais.

De forma geral, não só a doença, mas também a morte é fruto do pecado. Quando se rebelou contra Deus o homem passou a experimentar a morte física e as enfermidades.

A Bíblia é clara ao dizer que o salário do pecado é a morte ( Rm 3:23). Neste sentido a doença na história da humanidade é fruto do pecado de rebeldia contra o Criador.
Se não fosse o pecado, não experimentaríamos nenhum tipo de enfermidade. No entanto, creio que sua pergunta se refere às afirmações da Teologia da Prosperidade e da Teologia da Confissão Positiva, as quais dizem que SEMPRE que um crente fica doente é por estar em pecado.

É possível um crente ficar doente e até mesmo morrer por causa de uma vida de pecados, constantes, ocultos e não confessados a Deus. Isso está claro em I Co 11:30 que diz: “É por isso que muitos de vocês estão doentes e fracos, e alguns já morreram”.

Naquela igreja havia irmãos doentes por causa de pecado. Mas será que toda enfermidade na nossa vida é por causa de pecados não confessados?

Nem sempre ficamos doentes por estar em pecado. Grandes servos de Deus tiveram problemas com enfermidade.

Veja o caso da consagrada esposa de Hudson Taylor que teve a vida ceifada na China, onde serviam ao Senhor. Poderia citar outros exemplos da história de missões, mas vou preferir citar exemplos da Bíblia. Podemos começar por Jó.

Qual foi o motivo de tamanha enfermidade na vida de Jó, pecado? Não! O motivo foi outro. Deus aceitou o desafio de Satanás e PERMITIU que este tocasse na carne de Jó produzindo terrível enfermidade ( Jó 2:4-7).

Mesmo entre os Judeus, nem todos que tinham uma enfermidade era por causa de pecado. Certa vez os discípulos de Jesus viram um cego de nascença e lhe perguntaram se isto era fruto do pecado dos pais dele ou dele próprio.

Ao que o Senhor respondeu: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus” (Jo 9:3). Vou mais longe. Às vezes a enfermidade na vida do crente é para abrir portas ao testemunho do Evangelho. Agora você exagerou, dirão alguns. "Ta delirando" dirão outros.

Outros perguntarão: será que ele está querendo dizer que a doença pode servir para abrir a porta para testemunho aos descrentes? Não estou querendo dizer, ESTOU DIZENDO! Leia Gálatas 4:13,14: “E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física.

E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.”

Que coisa! O grande apóstolo Paulo ficou doente mas em nenhum lugar da Bíblia afirma que era por estar ele em pecado.

Não só ele, mas também o fiel Timóteo padecia com FREQÜENTES enfermidades e nas instruções que Paulo lhe passa a este respeito, nem de longe, dá a entender que o motivo das enfermidades de Timóteo eram fruto de pecado. Leiamos: “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.” (I Tm 5:23). Como vimos, nem sempre o fato de um servo do Senhor cair enfermo é devido a pecado na sua vida.

Cabe a cada um de nós pedir ao Senhor que nos ajude a sondar o nosso coração para ver se não há pecados ocultos não confessados, pois vimos que isto pode ocasionar enfermidade. Isto é um fato! Mas daí a dizer que toda vez que ficamos doentes é por estarmos em pecado há, como já vimos, uma distância muito grande.

Uma breve consulta feita à Capelania Hospitalar de grandes hospitais de algumas capitais do nosso país revela que há números elevados de evangélicos hospitalizados por todos os tipos de doença que acometem as pessoas em geral. A proporção de evangélicos nos hospitais acompanha a proporção de evangélicos no país. As doenças não fazem distinção religiosa.

Para muitos evangélicos, os crentes só adoecem e não são curados porque lhes falta fé em Deus.

Todavia, apesar do ensino popular que a fé nos cura de todas as enfermidades, os hospitais e clínicas especializadas estão cheias de evangélicos de todas as denominações – tradicionais, pentecostais e neopentecostais –, sofrendo dos mais diversos tipos de males. Será que poderemos dizer que todos eles – sem exceção – estão ali porque pecaram contra Deus, ficaram vulneráveis aos demônios e não têm fé suficiente para conseguir a cura?

É nesse ponto que muitos evangélicos que adoeceram, ou que têm parentes e amigos evangélicos que adoeceram, entram numa crise de fé. Muitos, decepcionados com a sua falta de melhora, ou com a morte de outros crentes fiéis, passam a não crer mais em nada e abandonam as suas igrejas e o próprio Evangelho.

Outros permanecem, mas marcados pela dúvida e incerteza. Eu gostaria de mostrar nesse post, todavia, que mesmo homens de fé podem ficar doentes, conforme a Bíblia e a História nos ensinam.

1. Há diversos exemplos na Bíblia de homens de fé que adoeceram.

Ao lermos a Bíblia como um todo, verificamos que homens de Deus, cheios de fé, ficaram doentes e até morreram dessas enfermidades. Um deles foi o próprio profeta Eliseu. A Bíblia diz que ele padeceu de uma enfermidade que finalmente o levou a morte:

“Estando Eliseu padecendo da enfermidade de que havia de morrer” (2Re 13.14).

Outro foi Timóteo. Paulo recomendou-lhe um remédio caseiro por causa de problemas estomacais e enfermidades freqüentes: “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades” (1Tm 5.23).

Ao final do seu ministério, Paulo registra a doença de um amigo que ele mesmo não conseguiu curar: “Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei-o doente em Mileto” (2 Tm 4.20).

O próprio Paulo padecia do que chamou de “espinho na carne”. Apesar de suas orações e súplicas, Deus não o atendeu, e o apóstolo continuou a padecer desse mal (2 Co 12.7-9).

Alguns acham que se tratava da mesma enfermidade da qual Paulo padeceu quanto esteve entre os Gálatas: “a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto” (Gl 4.14).

Alguns acham que era uma doença nos olhos, pois logo em seguida Paulo diz: “dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para mos dar” (Gl 4.15).

Também podemos mencionar Epafrodito, que ficou gravemente doente quando visitou o apóstolo Paulo: “[Epafrodito] estava angustiado porque ouvistes que adoeceu. Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza” (Fp 2.26-27).

Temos ainda o caso de Jó, que mesmo sendo justo, fiel e temente a Deus, foi afligido durante vários meses por uma enfermidade, que a Bíblia descreve como sendo infligida por Satanás com permissão de Deus: “Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se” (Jó 2.7-8).

O grande servo de Deus, Isaque, sofria da vista quando envelheceu, a ponto de não saber distinguir entre Jacó e Esaú: “Tendo-se envelhecido Isaque e já não podendo ver, porque os olhos se lhe enfraqueciam” (Gn 27.1). Esses e outros exemplos poderiam ser citados para mostrar que homens de Deus, fiéis e santos, foram vitimados por doenças e enfermidades.

2. O mesmo ocorre na História da Igreja. Nem mesmo cristãos de destaque na história da Igreja escaparam das doenças e dos males. João Calvino era um homem acometido com freqüência de várias enfermidades.

Mesmo aqueles que passaram a vida toda defendendo a cura pela fé também sofreram com as doenças. Alguns dos mais famosos acabaram morrendo de doenças e enfermidades. Um deles foi Edward Irving, chamado o pai do movimento carismático.

Pregador brilhante, Irving acreditava que Deus estava restaurando na terra os dons apostólicos, inclusive o da cura divina. Ainda jovem, contraiu uma doença fatal. Morreu doente, sozinho, frustrado e decepcionado com Deus.

O meu ponto aqui é que cristãos verdadeiros, pessoas de fé, eventualmente adoeceram e morreram de enfermidades, conforme a Bíblia e a História claramente demonstram.

O significado disso é múltiplo, desde o conceito de que as doenças nem sempre representam falta de fé até o fato de que Deus se reserva o direito soberano de curar quem ele quiser

• Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar.

Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são
sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão.

 Perdoar dissolve o ressentimento.

A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise.

Reflita, vale a pena tentar evitá-las:

 DOENÇAS/CAUSAS

• AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.

• ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.

APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.

o ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.

 ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.

1. ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.

2. BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.

3. CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.

4. COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.

5. DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.

6. DIABETES: Tristeza profunda.

7. DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.

8. DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de auto-valorização.

9. DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente. Pessoas que procuram se apoiar nos outros.

10. ENXAQUECA: Raiva reprimida.. Pessoa perfeccionista.

11. FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro(a).

12. FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.

13. GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.

14. HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.

15. HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.

16. INSÔNIA: Medo, culpa.

17. LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.

18. MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.

19. NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.

20. PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.

21. PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.

22. PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.

23. PRESSÃO BAIXA: Falta de amor quando criança. Derrotismo.

24. PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.

25. PULMÕES: Medo de absorver a vida.

26. QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.

27. RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.

28. REUMATISMO: Sentir-se vitima.. Falta de amor. Amargura.

29. RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.

30. RINS: medo da crítica, do fracasso, desapontamento.

31. SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.

32. TIREÓIDE: Humilhação.

33. TUMORES: Alimentar mágoas.. Acumular remorsos.

34. ÚLCERAS: Medo.. Crença de não ser bom o bastante.

35. VARIZES: desencorajamentos. Sentir-se sobrecarregado.

 As Curas O Que a Bíblia Ensina?

• Dois tipos de cura

Deus sempre se manifestou como aquele que cura seu povo. Através de Moisés, Deus prometeu curar os filhos de Israel e poupá-los das doenças dos egípcios (Êx 15:26; Dt 7:15). Davi louvou a Deus como aquele que cura todas as moléstias (Sl 103:3).

Provérbios ensina que a obediência ao Senhor dá saúde e longa vida (Pv3:2,8; 4:22). No Novo Testamento também, João orou pela saúde e prosperidade de Gaio (3 Jo 2).

Mas essas promessas tinham certas limitações: Essas promessas não imunizaram totalmente o povo de Deus contra a doença. Homens justos como Jó, Epafrodito e Trófimo adoeceram (Jó 2; Fp 2:25-30; 2 Tm 4:20).

Não houve um tempo, desde o jardim do Éden, em que o povo de Deus teve completa liberdade das enfermidades. Tanto cristãos quanto incrédulos experimentam a doença e a morte. Essas promessas não foram garantias absolutas.

Como regra geral, Deus abençoa os fiéis com uma vida mais prolongada e melhor saúde. Considere, por exemplo, a promessa de que aqueles que honram os pais viverão muito tempo (Êx 20:12; Ef 6:1-3). Sabemos que, em geral, aqueles que honram os pais vivem mais.

Mas isso não significa que todos que honram seus pais vivem até aos 80, nem que todos os que morrem cedo desonraram seus pais. Eclesiastes mostra claramente que a relação de um homem com Deus não pode ser determinada pela sua saúde ou pelas bênçãos físicas (Ec 9:1-3).

Os amigos de Jó estavam certos de que a enfermidade dele fora causada por causa de sua desobediência; mas isto não era verdade. Os discípulos queriam saber quem teria pecado para causar a cegueira do homem.

Jesus replicou que a cegueira não fora causada nem pelo seu pecado nem pelo de seus pais (Jo 9:1-4).

A ênfase das Escrituras não está nas bênçãos físicas. O foco principal das promessas de Deus é espiritual. Estamos, freqüentemente, mais interessados nas promessas de bênçãos físicas, mas uma leitura séria do Novo Testamento nos mostra que o principal interesse de um cristão deve ser sua comunhão com Deus e seu lar eterno (veja Fp 3:20-21; Cl 3:1-4; Hb 11:13-16, 35-38).

Além do cuidado geral de Deus para com a saúde de seu povo, houve certas épocas nas quais Deus operou milagres especiais de curas. Através de Moisés, por exemplo, Deus tornou uma água amarga em doce, curou lepra e levantou uma serpente de bronze para curar mordeduras de cobras.

Através de Elias e Eliseu, Deus curou lepra, e ressuscitou mortos.

Através de Jesus e dos apóstolos, Deus curou os cegos, os coxos, os surdos e muitos outros. Os tempos extraordinários das curas milagrosas corresponderam às novas revelações que Deus estava dando ao povo. Os sinais que Moisés operou atestaram suas credenciais para apresentar a nova lei de Deus aos filhos de Israel.

Os sinais de Elias e Eliseu deram o carimbo da aprovação de Deus ao trabalho dos profetas de revelar outra maior porção da palavra de Deus. Os sinais de Cristo e dos apóstolos mostram que a revelação do Novo Testamento foi enviada por Deus.

• Deus cura hoje em dia?

Sim, Deus cura seu povo através da oração, da providência e da ação de sua vontade, como ele sempre fez. Muitas vezes as pessoas glorificam médicos e remédios, quando Deus é aquele que deve receber o crédito. Todas as boas dádivas vêm de Deus e devemos sempre lembrar de dar a ele a glória e o agradecimento (Tg 1:17).

Parece haver um impressionante arranjo de "evidência" para as supostas curas milagrosas nos dias atuais. A própria diversidade dessa evidência, contudo, deve levar-nos a reconsiderar

Estará, realmente, Deus operando sinais especiais e maravilhas em tantas diferentes, e mesmo contraditórias, igrejas e religiões? Na Bíblia, as curas especiais foram a maneira de Deus confirmar a nova revelação que ele estava dando através dos que curavam. É claro que Deus, que não se contradiz, não está confirmando todas estas mensagens conflitantes.

As muitas advertências contra os falsos sinais e maravilhas precisam ser examinadas. O diabo sempre simula as obras de Deus ( Dt 13:1-5; 2 Co 11:13-15; 2 Ts 2:9-12; 2 Tm 3:13; Ap 13:13-14; 16:13-14). E, também, o diabo é muito hábil em trabalhar através da religião (Mt 7:15-23; 2 Co 11:13-15; Cl 2).

Portanto, a presença das supostas curas miraculosas na atualidade, as quais são totalmente diferentes das curas na Bíblia, não deve nos surpreender.

É também digno de nota que o propósito das curas na Bíblia nunca foi financeiro. Pura e simplesmente, nunca lemos sobre Jesus ou os apóstolos ou outros cristãos primitivos com capacidade para curar fazendo coletas daqueles que eles estavam curando.

De fato, em relação a estas próprias coisas (curar os doentes, ressuscitar os mortos, limpar os leprosos e expelir demônios) Jesus disse que as dessem gratuitamente (Mt 10:8).

Somos também advertidos sobre os que "movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias" (2 Pe 2:3).

Há diferenças radicais entre as curas verdadeiramente milagrosas do primeiro século e as alegações de curas hoje. Temos a revelação completa e confirmada do evangelho; portanto, Deus descontinuou seu uso das curas especiais.

Jesus cura o corpo e a alma

E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara (Ex 15:26)

Não há momento pior em nossas vidas como quando estamos doentes, ou temos um filho ou parente doente.

Por um instante parece que aquilo é o fim. Afinal, não conseguimos fazer nada sem saúde. Não conseguimos trabalhar e trazer o sustento para casa, não conseguimos nos concentrar, não conseguimos seguir em frente e muitas vezes a depressão bate a nossa porta, que é a doença ainda pior: A doença da alma!

Já tive doenças graves e crônicas por algumas vezes, fisicamente e em minha alma. Digo que foram os piores momentos de minha vida. Pois as perspectivas de sucesso iam indo embora junto com minha saúde.

Mas me lembro também claramente das vezes que fui curada por Jesus! Momentos gloriosos e inesquecíveis!

Você tem dúvidas sobre as promessas de cura da bíblia? Não tenha dúvidas, pois elas são reais!

(Is 53:5)
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Jesus cura sim! E Jesus faz a obra completa, pois cura o corpo e a alma!
Amados, eu creio na cura e creio em milagres e creio que Jesus pode curar teu filho! Que Jesus pode curar teu pai, tua mãe e curar você! Não importa a doença, JESUS CURA!

Mt 11:28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Você precisa deixar de ser “incrédulo” e tomar posse das promessas da bíblia. Pois a bíblia não é um livro qualquer, suas palavras têm poder sobrenatural.

Sei que não é fácil ter fé, eu já lutei muito para ter fé na cura.

Mas se você não tem fé, peça fé ao Senhor! Daí sim você poderá aproveitar plenamente mais essa promessa da Bíblia!

Amados, não nascemos para ficar rastejando... Nascemos para brilhar!
Como você vai brilhar se estiver doente, ou com alguém doente na família?
(Mt 5:15-16)

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus Jesus prometeu que você iria brilhar, portanto peça a ele que se cumpra uma unção de saúde em sua vida. Peço ao Senhor nesse instante que derrame cura para o corpo e a alma sobre você e sua família em NOME DE JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário