sexta-feira, 16 de março de 2012

Os céus manifestam a glória de Deus

Por: Jânio Santos de Oliveira


Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro




janio-estudosteolgicos.blogspot.com



Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. (Sl 19:1)

O Deus Eterno que habita na luz inacessível, não em templos feitos pelas mãos dos homens, que é invisível ao olhar humano, revelou-se ao homem!

Deus tem-se revelado através da Sua maravilhosa criação (os céus, o universo, terra, vida, ), embora a criação tenha sido afetada pelo pecado.

Deus tem-se revelado através de um povo especial, que elegeu, guiou, protegeu, inspirou e ajudou ao longo de muitos séculos, Israel.

Finalmente, Deus revelou-se através de Seu Filho amado, que fez chegar ao plano do homem na plenitude dos tempos (Gl 4:4) e a quem constituiu herdeiro e Senhor de todas as coisas e que é o resplendor da Sua glória e a expressa imagem da Sua pessoa... (Hb 1:1-6).

Como píncaro desta revelação maravilhosa, Deus ainda nos deixou a Sua santa e divina Palavra, inspirada pelo Espírito Santo, que está sempre conosco, descobrindo-nos os eternos segredos e bênçãos dos céus.

1. OS CÉUS MOSTRAM A GRANDEZA DO NOSSO DEUS.

Nada é oculto aos olhos de Deus, ele é Onisciente, Ele tudo sabe, tudo vê.

Onisciência ou omnisciência é a designação de uma capacidade de se poder saber tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo, e infinitamente.

A Bíblia nós diz; no livro de Pv 15. 3:

”Os olhos do Senhor estão em todos os lugares, contemplando os bons e os maus.”

Tendo base neste versículo, começo aqui as minhas simples e humildes palavras, quando pequeno aprendi muito sobre Deus, freqüentando a Escola Bíblia Dominical, e também em diversos cultos pelos quais participei.

Aprendi muito, sobre Deus, porém este conhecimento foi colocado muitas vezes a prova, posso lhe dizer com certeza, que por mais que venhamos a conhecer a Deus.

Somos submetidos as suas provações, para você quem não entende o que é a provação de Deus, eu coloco da seguinte forma, todo o nosso saber é colocado a prova, desde crianças o nosso intelecto é desenvolvido e provado.

Palavras não podem expressar a grandeza do saber de Deus.

E quando precisamos de alguém para liderar, precisamos de alguém que seja sábio e ciente, para que não venhamos ser mal liderados.

E quero te dizer que o nosso Deus ainda reina ele lidera e está sobre nós, ele é infinitamente melhor.

Ele julga com sabedoria os atos de todos nós, e Ele tem algo para nós dá, algo que toda a humanidade busca, porém por estar se direcionando, para a incredulidade.

A falta de crença em Deus, leva a morte eterna, Deus quer que tenhamos vida e vida em abundância.

Vai adiantar ter caminhado tanto, ter aprendido tanto e quando você tem mais saber, vai ver que se tornou velho e limitado e logo irá morrer.

E da morte quem irá te ressuscitar ? Quem irá lhe trazer de volta a vida, como quem acorda alguém pela manhã?

Para Deus dar vida a alguém ele só precisa soprar.

Jesus ressuscitou várias pessoas e ele sempre dizia; Ele ou Ela não estão mortos apenas dormem, porque para Jesus dar vida, Ele só precisa dar uma ordem.

Deixo para vocês uma palavra que foi muito criticada, no mundo antigo quando o saber do homem insistia em dizer que a terra era quadrada, e sustentada por grandes colunas.

Isaias 3.000 anos atrás já dizia; Ele é o que está assentado sobre o globo da terra.

Como um homem antigo poderia saber que a terra é na verdade um globo, antes mesmo da humanidade inteira saber?

Hoje você sabe a verdade, e lendo a bíblia isso é confirmado.

Porém a ciência nunca irá conseguir provar que a bíblia é errada, por que quem a inspirou foi o criador de todas as coisas.

Ele sabe a forma, tamanho e muito mais.

Veja as lindas palavras do profeta Isaias falando sobre a grandeza de Deus. (Gn 1.1; Sl 33.6-9; Is 40.25-26; Sl 19.1-2; 2 Cr 6.18)

Durante a pregação foi mostrado várias imagens de estrelas da nossa galáxia, além de outros fenômenos do nosso universo; ficamos impressionados com o tamanho do nosso universo. Diante dessas imagens:

- Por que Deus criou tantas maravilhas nos céus?

- Qual seria o motivo que Deus criou coisas tão grandes e nos deixou num planeta tão pequenininho?

É simplesmente para declarar a glória de Deus e para que saibamos que há um GRANDE DEUS!

2. FOMOS CRIADOS PARA A GLÓRIA DO SENHOR.

( Sl 8.3-4; 139.14)

Fomos criados para glorificar a Deus Glorificar a Deus é o propósito de nossas vidas, para Sua Glória fomos criados. E a Bíblia está repleta de indicações (Is 43.7) "... eu os criei para minha glória...";

(1 Co 10:31) "quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus".

Deus é independente para fazer o que quiser, Ele é Soberano, mesmo que Ele não nos tivesse criado Ele continuaria sendo Deus, o rei do universo.

Mas as escrituras afirmam que fomos criados para glorificá-Lo. Este é o verdadeiro propósito de nossa existência, então somos muito importantes dentro desse propósito.

Davi entendeu bem isso, quando lemos o livro de Salmos, vemos que em todas as situações Davi nunca deixou de louvar a Deus. E enquanto louvamos estamos glorificando e magnificando o Seu nome.

"Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração..."(Sl9:1)

"Sete vezes no dia eu te louvo"(119:164)

"Louva, ó minha alma"(146:1)

"Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver"(146:2) E nada pode nos dar mais alegria do que viver de acordo com o propósito para o qual fomos criados. Quando glorificamos a Deus nos enchemos de alegria e paz.

Glorificar a Deus, significa, honrá-Lo através do que falamos, agimos, e pensamos; glorificar a Deus é reconhecer a Sua importância e valorizá-Lo acima de todas as coisas, fazendo-O também conhecido à outras pessoas, para que de igual modo, aprenda a glorificá-Lo. Glorificar a Deus é também ter um coração grato.

Podemos glorificá-Lo também através da nossa fé, com a total confiança de que Ele estará conosco sempre e nunca nos abandonará, apesar de qualquer circunstância. Podemos glorificá-Lo através de nosso amor, através da busca em conhecê-Lo mais, e do desejo de obedecê-Lo.

Glorifique a Deus, não somente nos momentos de alegria. mas também nos momentos de provação, fazendo isto, estamos declarando que Deus é merecedor de toda a glória independente de qualquer coisa, mas, pelo que Ele é.

(Sl 40.1; 2 Cr 16.9; Sl33. 13-15, 18-19; Cl 1.16-17

3. ELE MESMO MOSTRA A SUA GLÓRIA

Como contemplar o rosto do Senhor na sua formosura? Descubra como ver a face de Deus após estudar este Salmo aparentemente singelo "Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei:

que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo" ( Sl 27:4 )

1 DEUS tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)

2 Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.

3 Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.

4 Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as nações sobre a terra. (Selá.)

5 Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.

6 Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará.

7 Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão.

Lucas, o médico amado, registrou as palavra do apóstolo Pedro de que Davi era profeta ( At 2:30 ), sendo que no livro de Crônicas temos o rei Davi comissionando alguns dos filhos de Asafe, Hemã e de Jedutum para profetizarem com harpas, alaúdes e saltérios ( 1Cr 25:1 ).

Jesus, por sua vez, disse que as Escrituras testificavam acerca d’Ele ( Jo 5:39 ), e que na Lei de Moisés, nos Profetas e Salmos tem-se profecias acerca da sua vida, morte e ressurreição ( Lc 24:44 ), portanto, conclui-se que os Salmos são profecias em forma de poesias acerca da pessoa de Cristo.

Quando lemos o pedido do salmista para que Deus tenha misericórdia e abençoe, temos que analisar o texto do pedido sem se esquecer do contexto profético.

1 DEUS tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)

Qual é a benção que o salmista espera? No que consiste a misericórdia de Deus para o salmista?

O salmista responde na própria poesia, pois este é um recurso pertinente à poesia hebraica, que é apresentar a resposta logo a seguir: faça resplandecer o seu rosto sobre nós!

Para o salmista, Deus revelar o seu rosto ao homem é sinônimo de misericórdia e de bênção!

Mas, por que era necessário Deus revelar o seu rosto? Quem disse que Deus escondeu o Seu rosto de Israel?

Temos a resposta desta questão no livro do profeta Isaías: “E esperarei ao SENHOR, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei” ( Is 8:17 ).

Enquanto o salmista roga ao Senhor que mostre o seu rosto, temos o profeta Isaías esperando no Senhor que escondia o seu rosto.

Ora, se o povo de Israel conhecia o Deus único, como é possível Deus ter escondido o seu rosto? De quem era o rosto que ambos profetizaram? Do Pai ou do Filho?

Se o próprio Jesus afirmou que a Lei, os Profetas e os Salmos testificavam d‘Ele, concluímos que tanto o salmista quanto o profeta Isaías falavam acerca do Filho, pois o eunuco de Candace, quando lia Isaías ficou na dúvida se o profeta falava de si mesmo ou se anunciava outra pessoa ( At 8:34 ), mas Filipe mostrou que as Escrituras falavam acerca do Cristo ( At 8:35 ).

O Salmo 110, verso 1, faz uma desambiguação entre o Pai e o Filho, pois ambos são chamados de Senhor. O salmista ouviu quando o Senhor disse ao Senhor do salmista para que se assentasse a sua direita ( Sl 110:1 ), o que torna claro que o Filho de Deus também é Senhor do salmista, embora saibamos que o Cristo é o seu filho segundo a carne ( At 2:34 ; Mt 22:45 ).

O profeta Isaias também esclarece que o homem deve santificar o Senhor dos Exércitos, pois é o temor e o assombro.

Considerando a terminologia bíblica, percebe-se que ‘temor’ é sinônimo de ‘palavra de Deus’ e, que ‘assombro’, ‘tremor’ é o mesmo que ‘obediência’, portanto, para santificar o Senhor dos Exércitos é necessário obedecer a sua palavra.

É por isso que o apóstolo Pedro recomenda aos cristãos que santifiquem a Cristo como o Senhor no coração ( 1Pe 3:15 ), e o apóstolo Paulo diz: operai a vossa salvação em obediência a palavra, ou seja, com temor e tremor ( Fl 2:12 ), sendo certo que o amor lança fora o medo ( 1Jo 4:18 ).

O profeta Isaias demonstra que, caso o Senhor seja santificado com temor e tremor, será santuário para aquele que O ‘santificar’ em seu coração, porém, o profeta apresenta uma realidade sombria: para as duas casas de Israel, o Senhor que deviam santificar em seus corações seria pedra de tropeço ( Is 8:14 ).

Diferente das duas casas de Israel, o profeta prefere esperar no Senhor que escondeu o seu rosto da casa de Israel, ou seja, em Cristo. Aquele em que o profeta esperava tornar-se-ia pedra de tropeço à casa de Israel ( 2Pe 2:8 ).

Os judeus tropeçaram em Cristo porque não foram obedientes à palavra de Deus, ou seja, faltou-lhes temor e tremor.

A quem se refere os seguintes versos?

"O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti" ( Nm 6:25 );

"Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; me salva por tuas misericórdias" ( Sl 31:16 );

"Faze-nos voltar, ó Deus, e faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos" ( Sl 80:3 );

"Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos" ( Sl 119:135 );

"Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo, e as suas súplicas, e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o teu rosto, por amor do Senhor" ( Dn 9:17 );

Amados, nesta seqüência de versículos é notório o quanto a bíblia se auto explica. Nestes versos nota-se porque Jesus rebateu o tentador quando disse:

“Mas, também está escrito...” ( Mt 4:7 ), apresentando o método correto de análise das Escrituras que é combinar e abstrair a idéia proveniente da Lei, dos Salmos, e dos Profetas referentes a um mesmo tema.

Para se entender as Escrituras vale destacar algumas questões e, é isto que faremos para entendimento do salmo 67.

Quem escondeu o seu rosto de Israel? "E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade" ( Dt 32:20 ).

A resposta é Cristo, o Filho do Deus vivo "E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniqüidades" ( Is 64:7 ).

2 Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.

O Verbo feito carne foi a maneira que Deus fez conhecido o seu rosto. Mas, Ele resplandeceu o seu rosto não só à casa de Israel, antes manifestou a todas às famílias da terra, pois Cristo é a Estrela da manhã, o Sol da justiça que alumia todas as famílias da terra.

Somente quando o Senhor se revela, ou seja, torna conhecido o seu rosto aos homens, foi possível conhecer na terra o caminho que conduz a Deus.

Observe que a misericórdia e a benção que o salmista roga não se restringe a Israel, que tropeçou e caiu, antes abrange toda a terra, ou seja, à humanidade é mostrado o caminho e às nações é ofertado salvação.

Enquanto Adão alienou-se de Deus e conduziu todos os seus descendentes à morte, Cristo é o caminho estreito que conduz o homem a Deus, diferente do primeiro Adão, que é o caminho largo por onde toda a humanidade entrou e segue por um caminho que os conduz à perdição ( Mt 7:13 -14 ; 1Co 15:21 -22).

Cristo é o Descendente prometido a Abraão em quem todas as famílias da terra seriam bem-aventuradas ( Gl 3:8 e Gl 3:16 ), e quando resplandeceu o rosto do Deus de Jacó, as famílias da terra foram abençoados "Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação?

E a quem foi revelado o braço do Senhor?" ( Jo 12:38 ); "O SENHOR desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus" ( Is 52:10 ).

Cristo é o Sol nascente das alturas que iluminou aqueles que jaziam nas trevas "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" ( 2Co 4:6 ; Lc 1:78 -79).

3 Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.

4 Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as nações sobre a terra. (Selá.)

Diferente do que apregoavam os fariseus e saduceus, que somente os descendentes da carne de Abraão podiam louvar a Deus, o salmista espera em Deus que todos os povos O louvem.

O salmista conclama os povos que louvem a Deus, pois não fará distinção entre os povos, julgará todos os povos em equidade e governará as nações no seu reino milenial.

Este é o pedido do salmista conforme a vontade de Deus, pois é isto mesmo que Deus propôs fazer através do seu Filho ( Sl 2:7 -9).

5 Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos. 6 Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará. 7 Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão.

O salmista previu neste salmo que, quando os povos, todos os povos louvassem ao Senhor que escondia o seu rosto da casa de Israel, a casa de Israel estaria recebendo a benção solicitada no salmo 67: resplandeça o seu rosto sobre nós.

Previu também que a terra produzirá o seu fruto, ou seja, o louvor, que é o fruto dos lábios.

Os povos produzem louvor quando professam o nome de Cristo ( Hb 13:15 ).

É sobre este mesmo louvor que profetizou Oséias quando disse: “Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.

Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão” ( Os 14:8 -9).

Só pode produzir louvor a Deus aqueles que estão ligados à Oliveira verdadeira, pois só em Deus o louvor é achado. Somente os que andam em Cristo, o caminho do Senhor, produzem o verdadeiro louvor “Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação” ( Sl 67:2 ).

O salmista faz uma previsão de que haverá um dia em que Deus abençoaria todos os povos, pois todos na terra o temerão.

Ouvir a Palavra de Deus é o mesmo que vê-lo face a face “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo” ( Ex 33:11 ); "Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos" ( Sl 119:135 ).

Muitos têm o desejo de ver a Deus em sua glória e esplendor, assim como Filipe, mas basta ao homem crer no enviado de Deus que verá a glória de Deus "Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe?

Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" ( Jo 14:9 ); "Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" ( Jo 11:40 );

Creia no Evangelho e lhes resplandecerá a Glória de Deus "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" ( 2 Co 4:4 ).

Cristo é o Senhor que escondeu a sua face do povo de Israel.

Embora Deus nunca tenha sido visto na sua glória por alguém, Cristo O revelou aos homens "Deus nunca foi visto por alguém.

O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou" ( Jo 1:18 ); “Buscai o Senhor e o seu poder, buscai perpetuamente a sua face” ( 2Cr 16:11 ).

Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário