sexta-feira, 16 de março de 2012

A DOUTRINA DOS ANJOS - ANGELOLOGIA






Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-construcaocivil.blogspot.com




*
INTRODUÇÃO

Os anjos estão sujeitos ao governo divino, e o importante papel que têm desempenhado na história do homem, torna-os merecedores de referência especial e de um estudo especial, pois, nas Escrituras, sua existência é sempre considerada matéria pacífica. Desta forma, estaremos nos ocupando em estudar a partir do presente estudo sobre os anjos, ministros de Deus (Hb 1.14).

01. DEFINIÇÃO DO TERMO "ANJO"


A palavra portuguesa anjo possui origem no latim angelus , que por sua vez deriva-se do grego angelos . No idioma hebraico, temos malak . Seu significado básico é "mensageiro" (para designar a idéia de ofício de mensageiro). O grego clássico emprega o termo angelos para o mensageiro, o embaixador em assuntos humanos, que fala e age no lugar daquele que o enviou.

No AT, onde o termo malak ocorre 108 vezes, os anjos aparecem como seres celestiais, membros da corte de Yahweh, que servem e louvam a Ele (Ne 9.6; Jó 1.6), são espíritos ministradores (1Rs 19.5), transmitem a vontade de Deus (Dn 8.16,17)), obedecem a vontade de Deus (Sl 103.20), executam os propósitos de Deus (Nm 22.22), e celebram os louvores de Deus (Jó 38.7; Sl 148.2).

No NT, onde a palavra angelos aparece por 175 vezes, os anjos aparecem como representativos do mundo celestial e mensageiros de Deus. Funções semelhantes às do AT são atribuídas a eles, tais como: servem e louvam a Cristo (Fp 2:9-11; Hb 1.6), são espíritos ministradores (Lc 16.22; At 12:7-11; Hb 1.7,14), transmitem a vontade de Cristo (Mt 2:13,20; At 8:26), obedecem a vontade dEle (Mt 6:10), executam os Seus propósitos (Mt 13:39-42), e celebram os louvores de Cristo (Lc 2:13,14). Ali, os anjos estão vinculados a eventos especiais, tais como: a concepção de Cristo (Mt 1:20,21), Seu nascimento (Lc 2:10-12), Sua ressurreição (Mt 28:5,7) e Sua ascensão e Segunda Vinda (At 1:11).

O termo teológico apropriado para esse estudo que ora iniciamos é Angelologia (do grego angelos , "anjo" elogia , "estudo", "dissertação"). Angelologia se constitui, portanto, de doutrina específica dentro do contexto daquilo que denominados de Teologia Sistemática, a qual se ocupa em estudar a existência, as características, natureza moral e atividades dos anjos. Iniciaremos, portanto, pelo estudo da existência dos anjos.

02. SUA EXISTÊNCIA
Ao iniciarmos nosso estudo de Angelologia faz-se necessário que assentemos biblicamente a verdade da existência dos anjos.

A existência dos anjos, conforme veremos a partir de agora, é claramente demonstrada pelo ensino, tanto do Antigo, quanto do Novo Testamento.

a) Estabelecida pelo Ensino do Antigo Testamento

São inúmeros os textos do AT que comprovam a realidade da existência dos anjos. Queremos, no entanto, destacar apenas os que se seguem: Gn 32:1,2; Jz 6:11ss; 1Rs 19:5; Ne 9:6; Jó 1:6; 2:1; Sl 68:17; 91:11; 104:4; Is 6:2,3; Dn 8:15-17; Nos textos alistados anteriormente, vemos os anjos em suas funções principais de servir e louvar a Yahweh, transmitir as mensagens de Deus, obedecer Sua vontade, executar a vontade de Deus, e também como guerreiros.

b) Estabelecida pelo Ensino do Novo Testamento

No contexto do NT, os anjos não são apresentados simplesmente como "mensageiros de Deus", mas também como "ministros aos herdeiros da salvação" (Hb 1:14). Outrossim, a existência dos anjos é apresentada de maneira inequívoca no NT. Vejamos, por exemplo, os textos a seguir: Mt 13:39; 13:41; 18:10; 26:53; Mc 8:38; Lc 22:43; Jo 1:51; Ef 1:21; Cl 1:16; 2Ts 1:7; Hb 1:13,14; 12:22; 1Pe 3:22; 2Pe 2:11; Jd 9; Ap 12:7; 22:8,9.

ORGANIZAÇÃO, ORDENS E GRAUS ENTRE OS ANJOS

Em Judas 9 temos Miguel mencionado como um arcanjo. Vide Também 1 Tessalonicenses 4:16. "Arcanjo" significa o chefe dos anjos. Gabriel também parece ocupar um lugar relativamente alto entre os anjos. Vide Daniel 8:16; 9:16,21; Lucas 1:19.

A menção de tronos, domínios, principalidades e potestades entre as coisas invisíveis, em Colossenses 1:16, implica graus e organização entre os anjos. E em Efésios 1:21 e 3:10 temos a menção de regime, autoridade, potestade e domínio nos lugares celestiais. Das ordens nomeadas em Colossenses 1:16, E. C. Dargan, no seu comentário, representa "tronos" como "sendo o mais elevado, próximo a Deus e assim chamados, tanto por estarem perto de Deus e sustentarem o trono de Deus como por sentarem eles mesmos sobre tronos aproximando-se mais perto de Deus em glória e dignidade; depois "domínios", ou senhorios, aqueles que exercem poder ou senhorio sobre os inferiores ou homens; depois "principalidades", ou "principados", os de dignidade principesca; finalmente, "potestades", ou autoridades, aqueles que exercem poder ou autoridade sobre a ordem angélica mais baixa, logo acima do homem".

Consideramos mais satisfatório observar os "querubins" de Gênesis, Êxodo e Ezequiel, com os quais identificaríamos também os "serafins" de Isaias e as criaturas viventes do Apocalipse, não como seres atuais senão como aparências simbólicas, ilustrando verdades da atividade e do governo divino. As criaturas viventes do Apocalipse parece simbolizarem o louvor da criação inferior de Deus por causa deles serem "livrados do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus" (Rm 8:21). Os vinte e quatro anciãos associados às criaturas viventes parecem representar a humanidade redimida. E bom é notar que as criaturas viventes não se incluem entre aqueles redimidos para Deus. Essas, como representativas da criação inferior dando louvor a Deus, cumprem o Salmos 145:10, que diz: "Todas as Tuas obras Te louvarão, ó Senhor".

04. O ARCANJO MIGUEL
Pretendemos a partir de agora estudar a respeito de cinco classes especiais de anjos, a começar por Miguel, o Arcanjo.

No grego encontramos Michael , heb. mika‘el . O nome Miguel significa "quem é como El (Deus)?".

05. OS SERAFINS
O termo hebraico é saraph . Quanto à origem exata e a significação desse termo, não existe concordância entre os eruditos. Provavelmente, deriva-se da raiz hebraica saraph , cujo significado é "queimar", o que daria a idéia de que os Serafins são anjos rebrilhantes, uma vez que essa raiz também pode significar "consumir com fogo", mas também "rebrilhar" e "refletir".

Pelo que observamos no texto, parece que para Isaías os Serafins constituíam uma ordem de seres angélicos responsáveis por certas funções de vigilância e adoração. No entanto, parecem ser criaturas morais distintas, e não apenas projeções da imaginação ou personificação de animais. Suas qualidades morais eram empregadas exclusivamente no serviço de Deus.

06. OS QUERUBINS
No hebraico, temos keruhbim , plural de kerub . No grego cheroub . Palavra de etimologia incerta.

No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3:24). Uma função semelhante foi credita aos dois Querubins dourados, postos em cada extremidade do propiciatório (a tampa que cobria a arca no santíssimo lugar - Êx 25:18-22; Cf Hb 9:5), onde simbolicamente protegiam os objetos guardados na arca, e proviam, com suas asas estendidas, um pedestal visível para o trono invisível de Yahweh (veja Sl 80:1 e 99:1, para entender essa figura). No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel. Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus do Tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26:31; 2Cr 3:7).

07. O ANJO GABRIEL
O vocábulo hebraico Gabriel significa "homem de Deus" (heb. geber , "varão" e El - forma abreviada de Elohim , "Deus").

No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, e ali como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8:16; 9:21). Suas funções são: revelar o futuro ao interpretar uma visão (Dn 8:17), e dar entendimento e sabedoria ao próprio Daniel (Dn 9:22).

No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas que descreve o nascimento de Cristo. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1:11-20) e de Jesus (Lc 1:26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1:19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens. Pode-se concluir, dizendo que na Bíblia, Gabriel é o "anjo mensageiro" e Miguel o "anjo guerreiro".

08. O ANJO DO SENHOR
Outro ensino veterotestamentário de grande importância, que por sua vez está estritamente relacionado com as Teofanias, são as aparições do Anjo do Senhor. Optamos por estudar, separadamente, este assunto, em virtude de sua importância crucial, uma vez que as aparições do Anjo do Senhor se constituem em Teofanias, mas especificamente Teofanias onde as aparições de Deus se davam de forma humana.

Desejamos, portanto, apresentar a seguir três argumentos bíblicos que comprovam, indubitavelmente, que o Anjo do Senhor é Jesus Cristo antes de encarnado.

Josué 5:14 - Quando o Anjo do Senhor apareceu a Josué, diz a Palavra do Senhor que ele "...se prostrou sobre o seu rosto na terra, e O adorou, e disse-lhE: Que diz meu Senhor ao seu servo?". Se o Anjo do Senhor não fosse o próprio Senhor (ou melhor, o Senhor Jesus como Segunda Pessoa da Trindade), o anjo (caso fosse simplesmente "um anjo") teria proibido a Josué de adorá-lo, como ocorreu em Ap 19:10 e Ap 22:8,9.

Jz 13:18 - Embora concordemos com o fato de que existem controvérsias a respeito desta passagem, reputamos a mesma como factual e elucidativa. Quando Manoá, pergunta ao Anjo do Senhor, o Seu nome, Ele responde: "...porque perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso ?" Uma comparação desta resposta com a passagem de Is 9:6, demonstra que o Anjo do Senhor que apareceu a Manoá é o Menino que nos fora dado de Isaías. Isto é, o Anjo do Senhor, cujo Nome é Maravilhoso (YHWH), é o próprio Senhor, e ao mesmo tempo o Menino que nos fora dado.

A terceira prova escriturística que queremos apresentar, é que no contexto neotestamentário, a Bíblia deixa de utilizar-se do termo "o Anjo do Senhor" como pessoa específica. Isto é demonstrado pelo fato de que o artigo definido masculino singular "o" deixa de ser utilizado, sendo substituído pelo artigo indefinido "um". Alguns exemplos disto, são os textos de Lc 1:11; At 12:7 e At 12:23, dentre muitos outros. Infelizmente, nem todas as ocorrências de Anjo do Senhor no NT, na versão ARC, se encontram com o artigo indefinido "um", o que ocorre na versão ARA nos textos citados e em outros correlatos.

Esta substituição possui um grande significado. Isto é, no contexto do NT, contemporâneo ou posterior à Encarnação, as manifestações angelicais não eram do Anjo do Senhor, mas meramente de um de Seus anjos, pois o Anjo do Senhor já havia sido manifestado na carne (1Tm 3:16).

09. DOUTRINA DE SATANÁS

A. Sua existência:

1. Ensinada em sete livros do Velho Testamento e reconhecido por todos os escritores do Novo Testamento.

2. Cristo reconheceu e ensinou a existência de Satanás (Mt 13:39; Lc 10:18 e 11:18).

O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mt 13:39)

E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. (Lc 10:18)

E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu. (Lc 11:18)

B. Sua personalidade [é uma pessoa]:

1. [tem] Intelecto (Mt 4; 2Co 11:3) -- cita as Escrituras.

2. [tem] Emoções (Ap 12) -- ira.

3. [tem] Arbítrio (resolução dependente da vontade) (2 Co 2:26 [erro de digitação?]; Is 14; Mt 25:41 e 2Tm 2:26) -- moralmente responsável.

... 3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. ... 6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. ... 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. ... (Mt 4:3-11)

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também ... (2 Co 11:3)

... 7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, ... 12 ... Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande IRA, sabendo que já tem pouco tempo. ... 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente ... (Ap 12:7-17)

> ...> 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo >... (Is 14:12-15>)

...> Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mt 25:41) E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. (2 Tm 2:26) C. Sua natureza:

1. Um ser criado (Ez 28:14,15) -- Portanto tem que responder perante seu criador.

2. Um ser espiritual (Ef 6:11,12).

3. Foi um Querubim (Ez 28:14).

4. O ser angelical mais elevado (Eze 28:12).

5. Limitações:

a. Ele é uma criatura e por conseguinte, não é nem onipotente, nem onipresente nem onisciente.

b. Pode ser resistido pelos salvos (Tg 4:7).

c. Deus lhe colocou certas limitações (Jó 1:12).

6. Traços da personalidade:

a. É um assassino (Jo 8:44a).

b. É um mentiroso (Jo 8:44b).

c. É um pecador confirmado (1Jo 3:8).

d. É um acusador (Ap 12:10).

e. É um adversário (1Pe 5:8).

... 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. (Ez 28:14-15)

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Ef 6:11-12) Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. (Ez 28:14)

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. (Ez 28:12)

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tg 4:7)

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. (Jó 1:12)

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (Jo 8:44)

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. (1 Jo 3:8)

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. (Ap 12:10)

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1 Pe 5:8)

D. Nomes principais:

1. Satanás -- adversário (2Co 11:14).

2. Diabo -- caluniador (Mt 4:1).

3. Serpente -- enganador (Ap 12:9).

4. Lúcifer --portador de luz (Isa 14:12).

5. Maligno (1Jo 5:19).

6. Dragão (Apo 12:17).

7. Príncipe deste mundo (Jo 12:31).

8. O deus deste século (2Co. 4:4).

9. Acusador dos irmãos (Ap 12:10).

10. Belzebu -- príncipe dos demônios (Mt 12:24).

11. Belial (2Co 6:15).

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. (2 Co 11:14)

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. (Mt 4:1)

Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! (Is 14:12 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. (1 Jo 5:19)

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. (Ap 12:17)

Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. (Jo 12:31)

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Co 4:4)

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. (Ap 12:10)

Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. (Mt 12:24)

E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? (2 Co 6:15)

E. Queda de Satanás:

(compare. Ezequiel 28 e Isaías 14)

1. Seu pecado (Isa 14:5 e 12-15) -- "Eu. . . ."

a. Eu subirei ao céu (Eu tirarei o lugar a Deus).

b. Eu exaltarei meu trono acima das estrelas de Deus (acima dos anjos).

c. Eu me assentarei no monte da congregação na banda dos lados do norte.

d. Eu subirei acima. . . nuvens (a glória de Deus).

e. Eu serei semelhante ao Altíssimo. (Satanás queria ser o possuidor dos céus e da terra.) - O seu pecado foi a soberba (1Ti 3:6) e pode ser caracterizado como o de falsificar Deus (ser semelhante ao Altíssimo) [através do engano, tentar simular e imitar o poder de Deus, para, assim, receber a adoração devida a Ele e tentar tomar-Lhe o lugar, tentar ser igual a Deus] .

.. 11 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. 13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardónia, topázio, diamante, turquesa, ónix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. 14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. 16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. 18 Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. 19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá. ... (Ez 28:1-26) ... 4 Então proferirás este provérbio contra o rei de Babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada! 5 Já quebrantou o SENHOR o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores. 6 Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir. 7 Já descansa, já está sossegada toda a terra; rompem cantando. 8 Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar. 9 O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações. 10 Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós. 11 Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão. 12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. 16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? 17 Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos? (Is 14:1-32)

Já quebrantou o SENHOR o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores. (Is 14:5)

12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. (Is 14:12-15)

2. Seu castigo:

a. Expulso da sua posição original do Céu (Ez 28:16).

b. No jardim do Éden (Gn. 3:14-15).

c. Na cruz (Jo 12:31).

d. Barrado totalmente o acesso ao Céu durante [a partir de a metade de] o período da Tribulação (Ap 12:7-13).

e. Confinado no abismo (Ap 20:2).

f. Lançado para dentro do Lago de Fogo (Ap 20:10). Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. (Ez 28:16)

14 Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gn 3:14-15)

Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. (Jo 12:31)

7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; 8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. 12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. 13 E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. (Ap 12:7-13)

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. (Apocalipse 20:2)

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. (Ap 20:10 ) F. Trabalho de Satanás relacionado com:

1. Deus:

a. Tenta opor-se ao plano de Deus em todas as áreas e por todos os meios possíveis.

b. Tenta falsificar o plano de Deus.

c. Tentou Cristo (Mt 4:3-11).

d. Possuiu o corpo de Judas para trair Cristo (Jo 13:27).

3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mt 4:3-11)

E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. (Jo13:27)

2. Descrentes:

a. Cega-lhes as mentes (2Co 4:4).

b. Rouba-lhes a Palavra dos seus corações (Lc 8:12).

c. Usa descrentes para se opor ao trabalho de Deus (Ap 2.13).

d. Reuni-los-á para a batalha do Armagedon (Ap 16:13-16).

e. Atualmente engana-os (Ap 20:3).

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Co 4:4)

E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; (Lc 8:12)

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. (Ap 2:13)

13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 14 Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. 15 Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. 16 E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom. (Ap 16:13-16)

E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pós selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. (Ap 20:3)

3. Crentes:

a. Tenta os crentes para mentirem (At 5:3).

b. Acusa e calunia os crentes (Ap 12:10).

c. Pode impedir o trabalho de um salvo (1Te 2:18).

d. Tenta derrotar-nos através de demônios (Ef 6:12).

e. Tenta-nos para a imoralidade (1Co 7:5).

f. Semeia falsificadores entre os crentes (Mt 13:38,39).

g. Incita perseguição contra os crentes (Ap 2:10).

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? (Atos 5:3 BRP)

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. (Ap 12.10 )

Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. (1 Ts 2.18 )

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Ef 6.12 )

Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois vos ajuntai outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. (1 Co 7.5 )

38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; 39 O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mt 13.38-39)

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2.10 )



G. Defesas do crente contra Satanás:

1. Intercessão de Cristo (Hb 7:25; Jo 17.15).

A DOUTRINA DOS ANJOS - ANGELOLOGIA (parte2)

2. Ter a atitude correta para com Satanás (1Pe 5.8 e Jd1:8,9).

3. Estar vigilantes contra Satanás (1Pe 5.8).

4. Tomar uma atitude de resistência contra Satanás, mas por vezes devemos fugir (Tg 4.7 e 2Tm 2:22).

5. Usar a armadura espiritual (Ef 6.11-18).

Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hb 7.25 )

Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. (João 17:15 BRP)

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1 Pe 5.8 )

8 E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. 9 Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. (Jd 1.8-9 )

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1 Pe 5.8)

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (T g 4.7 )

FOGE também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. (2 Timóteo 2:22 BRP)

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Efésios 6:11-18 BRP)

16. Os anjos na história de Israel
Durante o tempo que se seguiu a monarquia judaica, os anjos tornam-se também eminentes na história do povo escolhido, algumas vezes livrando-os e outras castigando-os. Os anjos sempre estiveram presente na história de Israel, para transmitir a vontade de Deus para eles. Vejamos:

• Um anjo impediu que Abraão matasse Isaque – Gn.22.11-12
• Um anjo guiou Israel no deserto. Êx. 23.20-33
• Um anjo comissionou Gideão a libertar Israel do jugo dos midianitas – Jz. 6.11-14
• Um anjo feriu 70 mil escolhidos de Israel no tempo de Davi –II Sm. 24.14-17
• Um anjo acudiu Elias quando este fugia da fúria de Jezabel – I Rs. 19.5-7
• Durante o cativeiro babilônico um anjo livrou o profeta Daniel da Cova dos leões – Dn. 6.22
• Eliseu certa manhã viu-se cercado de anjos invisíveis aos olhos de seu criado, mas visíveis aos seus – II Rs. 6.14-17
• Um anjo ajudou ao profeta Zacarias na redação do seu livro – Zc. 1.9; 2.3; 4.5
• Um anjo subiu de Boquim e repreendeu os israelitas – Jz. 2.1-5
• Um anjo falou a Josué, quando este se encontrava ao pé de Jericó – Js. 5.13
• Um anjo apareceu ao Moisés do meio de uma sarça ardente – Êx. 3.2

A Bíblia ainda nos fornece vários exemplos em que os anjos estiveram presente na vida do povo eleito, seu ministério é vasto por todo o Antigo Testamento, eles afloram por toda Bíblia!

Estas aparições ou intervenções angelicais na história de Israel, são apenas manifestações tópicas, pois em outras ocasiões os anjos estiveram presentes, porém invisíveis aos olhos humanos. GLÓRIA DEUS!

17. Os anjos no ministério de Jesus
Durante toda sua vida terrena aqui, os anjos acompanharam a vida e o ministério de Jesus, os anjos estiveram com ele em todo tempo.

Vejamos:

• Os anjos anunciaram o seu nascimento – Lc. 2.9-15
• Os anjos serviram à Ele após a tentação no deserto – Mt. 4.11
• Os anjos anunciaram a sua ressurreição – Mt. 28.5-7
• Os anjos estiveram presente na sua ascensão vitoriosa aos céus – At. 1.11
• Os anjos voltarão com Ele em glória, por ocasião do arrebatamento da sua querida igreja – I Ts. 4.16; Jd. 14; Mt. 24.31

O doutor William Cooke, observa cuidadosamente como foi constante a assistência angelical ao Salvador encarnado durante sua vida e ministério aqui entre os homens.

Veja o que eles sentiram quando presenciavam cada detalhe da vida terrena e celestial do Salvador:

• DEUS ENCARNADO! Coisa nova para eles. Eles viram o filho em sua Divindade; mas nunca tinham o visto envolto em sua humanidade.

• DEUS COMO SERVO! Coisa no para eles. Eles o tinham visto como Governador do Universo: mas nunca como um súdito! Enfrentando satanás em conflito e prolongada tentação.

• DEUS TENTADO! Coisa nova para eles. Eles o tinham visto expulsando o arqui-rebelde de sua presença, atirando-o para a perdição mas nunca submetendo para ser tentado por ele.

• DEUS SOFRENDO ESCÁRNIO! Coisa nova para eles. Eles viram miríades de espíritos felizes adorando-o e amando-o; mas nunca o tinham visto pessoalmente insultado e maltratado por criaturas finitas.

• DEUS CRUCIFICADO! Coisa nova para eles. Eles o viram supremamente feliz e glorioso; mas vê-lo agonizando, ouvir aquele gemido agonizante: “Deus meu. Deus meu, porque me desamparaste?” ( Mt. 27.46b ). E contemplar aquele corpo sangrando, tudo para salvar o mundo que se revoltara contra ele! Que amor misterioso! Vê-lo depois de tudo isso entronizado e glorificado em sua forma suprema, era um fato novo na história moral do universo. Todas a s cenas eram cheias de interesse, de maravilhas e de mistério; uma gradação de maravilhas se sucedendo, até que culminaram na presença permanente do Deus-homem, resplandecente com uma glória que enche os Céu dos Céus. GLÓRIA DEUS! 18. Os anjos em relação à pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo

Embora os anjos sejam poderosos, e tenham um lindo ministério que mereça a nossa atenção e admiração, quando confrontamos eles com a pessoa de nosso Senhor Jesus, vimos que eles são inferiores nos seguintes aspectos:

• No nome – o nome de JESUS é mais excelente, e está acima de todo nome – cf. Fp. 2.9b; Hb. 1.4ss
• Na criação – os anjos são criaturas, Jesus é o Criador – Cl. 1.16,17 ; Hb. 1.7-14
• Na Salvação – os anjos são ministros da salvação; Jesus é o autor da Salvação – cf. At. 4.12
• Na adoração – os anjos são adoradores; Jesus é adorado – cf. Hb. 1.6; Ap. 19.10; 22.9

• No poder – os anjos são poderosos; Jesus tem todo poder – cf. Sl. 103.20; Mt. 28.18

19. Os anjos na obra da evangelização

Os anjos de algum modo estão envolvidos na evangelização, auxiliando o povo de Deus a cumprir o ide de Jesus – Mc. 16.15

Os anjos queriam pregar o evangelho – I Ped. 1.12, porém Deus reservou esta tarefa a sua igreja. Não tendo corpo os anjos não podem pregar, pois eles são espíritos – Hb. 1.14, devido a sua condição de espíritos, os anjos não podem testificar de milagres de Deus operados na sua vida, ou testificar que foi curado de alguma doença, nem dizer que recebeu livramento por parte de Deus, nem tão pouco dizer que foram perdoados de seus pecados, pois os mesmos não pecam, a Bíblia não fala em anjos que pecam, mas sim em anjos que pecaram, cf. Jd. 6

Mas se os anjos não podem pregar o evangelho será que os mesmos estão realmente envolvidos na pregação do mesmo? Respondemos que sim, por isso que pregamos nas praças, avenidas, ruas, etc., pois contamos com a presença destes ministros de Deus.

Vejamos alguns exemplos onde os anjos ajudaram na pregação do evangelho:

• Um anjo orientou a Felipe, e o resultado foi a conversão de uma preciosa alma para o Senhor Jesus – At. 8.26
• Um anjo tirou os apóstolos da prisão, e os ordenou que fossem pregar o evangelho de Jesus – At. 5.19-20
• Um anjo apareceu a Cornélio, e mandou que este chamasse a Pedro, e ele diria o que deveria fazer para que fosse salvo – At. 10.3-6

Evidentemente que a missão de pregar o evangelho está sobre a nossa responsabilidade, mas onde quer que vemos o evangelho transformar vida, cremos que de algum modo os anjos estejam totalmente envolvidos.

Conclusão: Amado irmão e irmã, creia que os anjos estão a nos guardar, pois eles são mensageiros de Deus – Hb.1.14, sua presença pode confortar em tempos de crise, por isso esta mensagem sobre os anjos é de grande conforto para os nossos dias, declara o Pr. Billy Graham, por isso não desanime, os anjos estão conosco, nós não estamos só neste mundo: Lembre-se há “milhões e milhões”, “milhares e milhares”, pois os carros ( anjos ) de Deus são vinte milhares, milhares de milhares – Sl. 68.17.

10. Como DEVEMOS LIDAR COM O DIABO?

A Escritura reivindica prover tudo o que necessitamos para a salvação e santificação (2Tm 3:16-17 e 2Pe 1:3). Contudo, os próprios ensinadores [do movimento] da "Batalha Espiritual" admitem que não existe evidência bíblica que um filho de Deus possa ser demonizado. Se esse é o caso, então obviamente a Escritura não provê nenhum "passos para libertação da possessão demoníaca". Agora, Neil Anderson e C. Fred Dickenson estão nos dizendo que estão nos provendo aquilo que a Palavra de Deus nunca se concedeu nos ensinar. Donde estão estes homens obtendo tal informação? Da experiência -- a mesma fonte donde os carismáticos obtêm os seus ensinos antibíblicos.

1. Nas epístolas existem dez referências a demônios (a maioria relatando certos fatos), mas existem mais de cinqüenta referências para "a carne" como sendo o principal inimigo do crente. A perspectiva do Novo Testamento é que a maior área de conflito é na área da carne, e não na da influência demoníaca.

2. Alguns estão-nos dizendo que demônios têm nomes que refletem suas influências. Nomes tais como "luxúria", "assassinato", "inveja", "mexerico", etc. Contudo, em nenhum lugar na Bíblia nós encontramos qualquer suporte para este ensino. A Escritura explicitamente diz que estas ações são produto da carne (e.g. Gál. 5:19-21 [acima]).

3. Anderson clama que quando lidamos com demônios é um "embate da verdade", e não um "embate de poder". No entanto, quando Jesus ou os Apóstolos expulsavam demônios era sempre um embate de poder. Jesus nunca, nem uma só vez, tentou argumentar com um indivíduo endemoninhado. Nunca, nem uma só vez, Ele lhes pediu para [os demônios] acreditarem na [se renderem à] verdade. Ele sempre energicamente expulsava os demônios dessas pessoas. Ademais, nem uma só pessoa nos Evangelhos jamais veio até Jesus para ser liberta dos demônios. A razão óbvia é que quando um demônio controla alguém, essa pessoa perdeu a sua capacidade para escolher o bem. Em contraste, os ensinadores [do movimento] da "Batalha Espiritual" nos dizem que os crentes estão indo ter com eles em grande número, para serem libertos.

1. Amarrar Satanás

-- baseado na má interpretação de três passagens: Mt 12:29; 16:19 e 18:18. O contexto no entanto revela que Mt 12:29 é uma ilustração do poder pessoal de Cristo sobre Satanás, e não nosso poder. Ademais, Mt 16:19 e 18:18 estão no contexto de cumprir [plenamente] a vontade de Deus na terra, incluindo a disciplina pela igreja.

Ou, como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa? (Mt 12:29) E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra, acontecerá que já foi ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra acontecerá que já foi desligado nos céus (Mt 16:19).

Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra, acontecerá que já foi ligado no céu; e tudo o que desligardes na terra acontecerá que já foi desligado no céu. (Mt 18.18.)

2. Repreender o diabo

-- os crentes nunca são instruídos a repreender o diabo ou seus demônios. O Novo Testamento vê repreender como uma prerrogativa exclusiva de Jesus (Jd 9). Ademais, isto é marca dum falso profeta (2 Pe 2:4-12; Judas 1:8,9). Então, por que é que as pessoas repreendem o diabo? 2 Pe 2:12 e Judas 1:10 dizem que eles fazem isso porque não entendem o que estão fazendo. 2 Pe 2:10 sugere que fazem isso por causa da arrogância.

8 E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. 9 Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. 10 Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. (J d 8-10)

... 9 Assim sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; 10 Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; 11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, (2 Pe 2.4-12)

3. Orar o sangue
-- Esta frase ou idéia não é encontrada no Novo Testamento. O sangue de Cristo nos purifica/liberta do pecado.

4. Maldições herdadas -- quatro razões porque tal idéia é incorreta

a. A salvação nos liberta de todos os pecados -- incluindo pecados de ocultismo. A Bíblia não reconhece pecados de ocultismo como uma categoria especial, que não foi tratada na cruz.

b. Êx 20.5 se refere à escolha de cada geração em seguir os pecados dos seus ancestrais. Ez 18.10-20 diz que cada um de nós será tratado de acordo com os seus próprios pecado.

c. Êx 20.5-6 e D t 5.9-10 lidam com Israel -- não com a igreja.

d. Não existe nem um único exemplo na Bíblia de uma pessoa salva estar sob uma maldição satânica, que tenha que ser "quebrada" por exorcistas cristãos ou por uma confissão especial [distinta da confissão do nosso pecado e confissão de que Cristo é nosso Salvador e Senhor, confissões feitas na nossa salvação].

e. Espíritos territoriais.

5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. (Êx 20.5-6)

9 Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 10 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. (D t 5.9-10)

... 14 E eis que também, se ele gerar um filho que veja todos os pecados que seu pai fez e, vendo-os, não cometer coisas semelhantes ... 17 Desviar do pobre a sua mão, não receber usura e juros, cumprir os meus juízos, e andar nos meus estatutos, o tal não morrerá pela iniqüidade de seu pai; certamente viverá. ... 20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. (Ez 18.10-20)

INSTRUÇÕES BÍBLICAS CONCERNENTES AO LIDAR COM DEMÔNIOS

A. Que Satanás e seus demônios estão ativamente envolvidos em tentar destruir nossas vidas é evidente através de toda a Escritura

1Pe 5.8 talvez resume o esforço e objetivos de Satanás melhor que qualquer outra passagem na Bíblia A grande questão é como é que nós devemos lidar com seus furiosos ataques de emboscada? Hoje, alguns ensinam que devemos repreender ou amarrar Satanás.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1Pe 5.8)

B. Em referência a Satanás, é-nos ensinado que devemos ter um papel defensivo

Quando crentes tomam a ofensiva contra Satanás, estão ultrapassando as suas fronteiras legítimas, e se envolvendo em situações que o Senhor nunca tinha planejado para eles. Ao invés de instruções concernentes ao exorcismo, amarramento, repreensão, etc., são ensinados (nos únicos três locais no Novo Testamento onde instruções são dadas concernentes a lidar com Satanás) a resistir ao Diabo (1Pe 5.6-9; Tg 4.7 e Ef 6.10-18).

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. (1Pe 5.6-9)

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tg 4.7)

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Ef 6.10-18) C. Somente a passagem em Efésios 6 nos ensina como resistir

i.e., vestindo a armadura de Deus. Paulo, como prisioneiro na altura que escreveu a epístola aos Efésios, observava diariamente a armadura protetora dos soldados que o guardavam. Usando a armadura como ilustração, Paulo explica-nos como podemos ficar firmes contras as astutas ciladas do Diabo. Seis peças da armadura são necessárias para a total proteção do crente contra os ataques de Satanás:

1. O Cinto da Verdade (6.14) --
O cinto era essencial para manter as outras peças da armadura no lugar e para assegurar a liberdade de movimento, segurando a longa túnica que os soldados usavam. A verdade aqui mencionada é a verdade objetiva da Palavra de Deus. Deus quer que sejamos completamente dominados e controlados pela verdade da Bíblia. É por causa de muitos Cristão não estarem completamente compenetrados com a absoluta verdade e autoridade final da Palavra de Deus que eles são ineficazes na batalha espiritual. Devemos tomar 2Tm 3.16,17 e 2 Pe 1:3 seriamente. Isto deve ser a nossa premissa.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Ef 6.14)

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Tm 3.16-17)

Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; (2 Pe 1.3)

2. A Couraça da Justiça (6.14) --
O [coração e demais] órgãos vitais de cada soldado Romano eram protegidos pela sua couraça. As pessoas necessitam de dois tipos de justiça que protegem seus pensamentos, emoções e vontades:

a. "Justiça oriunda da salvação" que é nos dada no momento da conversão (Rm. 4:5). Esta é a justiça de Cristo, e é-nos imputada sem mérito da nossa parte, quando confiamos em Cristo para o perdão dos nossos pecados.

b. "Justiça Pessoal" que se refere à justiça produzida nas nossas vidas pelo Espírito Santo. Isto toma lugar na vida dum crente quando reconhece o seu pecado e se volta para Cristo. Escolher viver "corretamente" é uma grande proteção.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; (Ef 6.14)

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. (Rm 4.5)

3. Sapatos do Evangelho da Paz (6.15) --
[o leitor] Irá notar que devemos ter os pés calçados na preparação do evangelho da paz. Isto fala da prontidão, firmeza de pés, mobilidade e proteção que advêm de termos o evangelho da paz. O que nos assegura a vitória final sobre Satanás é que temos paz com Deus (Rm 5.1,2). Portanto, podemos ficar firmes e inarredáveis porque nossos pés estão firmemente seguros na nossa inabalável relação com Deus.

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; (Ef 6.15)

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. (Rm 5:2)

4. Escudo da Fé (6.16) --
Isto fala não da "fé para salvação" (pois essas pessoas já estão salvas), mas de uma "fé viva", uma confiança nas promessas e no poder de Deus. A principal arma de Satanás é nos fazer duvidar da Palavra de Deus. É pela fé em Deus e na Sua Palavra que somos capazes de lidar com quaisquer artimanhas que Satanás possa levantar no nosso caminho. Somente por tirar nosso olhar de nós mesmos e voltá-lo para Deus, colocando nossa confiança n´Ele tanto para a vida quanto para a morte e eternidade, confiando somente na Sua Palavra de revelação e de promessa, é que é possível repelir a chuva de mísseis inflamados de Satanás.

Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Ef 6.16)
5. Capacete da Salvação (6.17) --
1Ts 5.8 clarifica o sentido da expressão. O autor está falando não do leitor da epístola tornar-se salvo, mas antes no leitor ter a "esperança da salvação". Quer isto dizer, termos a certeza absoluta da nossa salvação, não importa o quão feroz se possa tornar a batalha.

Não fosse pelo fato que, mesmo no meio das maiores dificuldades e perseguições, a segurança de salvação habita em nossos corações, poderíamos facilmente desertar da batalha. O capacete da salvação nos capacita a irmos para a batalha com completa confiança, não em nós, mas no nosso Deus (Fp 1.6).

Que Deus nos ajude a aprender pelos princípios da sua Palavra o modelo ideal de como devemos lidar com o mundo invisível e espiritual tanto dos anjos quanto dos demônios.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário