sexta-feira, 16 de março de 2012

A relação entre a queda de lúcifer com a existência dos asteróides



Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-estudosteolgicos.blogspot.com



Veja a reportagem veiculada no G1 sobre os asteróides:

Asteróide atinge ponto mais próximo da Terra na noite desta terça (8)

Nasa calcula que a menor distância será às 21h28 (horário de Brasília).
Especialista garante que asteróide não bate na Terra nos próximos séculos.
Do G1, em São Paulo

O asteróide 2005 YU55, que está passando perto da Terra, deve atingir nesta terça-feira (8) o ponto mais próximo de nosso planeta. A Nasa calcula que, às 21h28 (horário de Brasília), o corpo celeste estará a menos de 325 mil quilômetros da Terra, ou seja, mais perto que a distância que nos separa da Lua.

"Essa a aproximação mais rente de um asteróide que já ficamos sabendo com antecedência em toda a história", afirma Lance Benner, pesquisador do Laboratório de Propulsão de Jatos (JPL), órgão da Nasa responsável por essas contas.

"O 2005 YU55 não vai bater na Terra, pelo menos não dentro do período que conseguimos calcular, que se estende por vários séculos", completa o especialista.

O 2005 YU55 passa com regularidade perto de Vênus, da Terra e de Marte, mas não chega tão próximo de nós há pelo menos 200 anos.

A última vez que um corpo celeste tão grande chegou tão perto de nós foi em 1976, mas, na época, os astrônomos não previram a visita.

A próxima visita de um asteróide desse tamanho está prevista para 2028.
Astrônomos amadores que quiserem tentar ver o asteróide vão precisar de um telescópio de, pelo menos, 15 cm.

Esta reportagem se encontra no “Valor Econômico”:

Asteróide passa hoje perto da Terra, sem risco de colisão

Astrônomos estão acompanhando a trajetória de um asteróide do tamanho de um porta-aviões que hoje deve passar sem grandes incidentes entre a Terra e a Lua, na maior aproximação de um objeto desse tipo que ocorre em uma geração.

O asteróide de 396 metros de largura, conhecido como 2005 YU55, não apresenta risco, dizem os especialistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, a agência espacial americana.

Eles estão monitorando por radar essa rocha enquanto ela se aproxima da Terra, sendo que deve passar a 320 mil quilômetros de distância, ligeiramente mais perto do que a órbita da Lua. Essa é a primeira vez desde 1976 que um asteróide chega tão próximo da Terra e a primeira vez que astrônomos têm a notícia com tanta antecedência de um encontro tão aproximado.

Pelos cálculos dos astrônomos, é esperado que o asteróide faça sua maior aproximação às 21h28, horário de verão de Brasília, de hoje. Apesar de ser do tamanho de um porta-aviões, o asteróide não deve ser visível a olho nu. Ele também tem gravidade muito fraca para afetar as marés ou causar terremotos, disseram os especialistas da Nasa.

É a primeira vez que astrônomos têm uma notícia desse tipo com tanto tempo de antecedência.

O efeito mais importante do asteróide deve ser a adrenalina produzida nesta semana entre os astrônomos de todo o planeta que estão acompanhando seu trajeto pelo Deep Space Radar Network, um radiotelescópio da Nasa em Porto Rico, e por outras centenas de telescópios ao redor do mundo.

"Essa é uma oportunidade extraordinária para ver um tipo de asteróide extremamente importante", disse o chefe do departamento da Nasa para objetos próximos da Terra, Donald K. Yeomans, que acompanha asteróides. "Um pequeno exército de astrônomos está muito entusiasmado com isso", afirmou.

Entre os mais velhos objetos no sistema solar, esses asteróides ricos em carbono podem conter água e importantes minérios, assim como pistas sobre a origem da vida molecular na Terra.

Eles também podem se transformar no próximo destino da humanidade no espaço, se os planos atuais da Nasa para uma missão tripulada a um asteróide se concretizarem.

"Esses objetos podem um dia ser as estações de abastecimento de combustível e água para viagens interplanetárias", disse o chefe da Nasa.

O sistema solar hospeda milhões de asteróides, mas apenas alguns chegam perto da Terra, como os objetos gigantes que atingiram o planeta há 65 milhões de anos, em uma parte da cadeia de eventos que levaram à extinção dos dinossauros. O impacto deixou uma cratera de 177 de quilômetros de diâmetro na Península de Yucatán, no México, o que sugere que o objeto original tinha cerca dez quilômetros ou mais de diâmetro.

Em comparação, o asteróide 2005 YU55 é considerado de médio porte. Ele foi detectado pela primeira vez há seis anos e, até agora, os pesquisadores sabiam muito pouco além de sua órbita precisa.

Observações anteriores sugerem que ele é uma rocha esférica bastante simétrica, mais escura que o carvão, e que completa uma rotação a cada 18 horas.

Os radares da Nasa descobriram seu rastro na sexta-feira e foram imediatamente capazes de identificar sua posição com uma margem de erro de um quilômetro - 50 vezes mais preciso que a melhor estimativa que fora feita anteriormente.

"Nós comprimimos" o asteróide, disse Marina Brozovic, uma astrônoma de radar planetário que lidera a equipe do Laboratório de Propulsão a Jato nas instalações do radar Goldstone, da Nasa, que está seguindo o asteróide 2005 YU55.

Durante as próximas 48 horas, os astrônomos esperam mapear a superfície do asteróide e aprofundar seu conhecimento sobre a órbita de forma suficiente para prever com precisão sua trajetória no futuro. "Nós provavelmente saberemos com séculos à frente onde ele estará", disse Brozovic. "Nós não queremos surpresas", disse.

Somente em 2028 outro asteróide deve passar tão perto da terra, quando o 2011 WN5 cruzar o espaço a apenas 230 mil quilômetros de distância.

O voo do 2005 YU55 também oferece aos astrônomos uma oportunidade de testar suas aquisições de equipamentos e técnicas de acompanhamento, no caso de um asteróide um dia vier a ser descoberto em rota de colisão com a Terra. "Nós gostaríamos de saber mais sobre os asteróides no caso de um deles encontrar uma trajetória que seja ameaçadora para a Terra", disse Yeomans.

Vamos acompanhar agora como e quando ocorreu a queda de lúcifer:

A Queda de satanás

O reino das trevas é uma realidade de que toda a gente deve tomar nota. Satanás e os seus demónios – que são anjos caídos expulsos do Céu por causa da sua cumplicidade na rebelião satânica – estão empenhados numa batalha feroz contra Deus e o Seu reino.

Esforçam-se por ser adorados e pelo poder. Satanás é um imitador de Deus, que deseja governar o Universo no lugar de Deus. O seu propósito é ser também adorado como Deus.

Na sua imitação do Deus Triune, êle tem um reino governado por um triunvirato constituido pelo diabo, pelo Anticristo e pelo falso profeta. O diabo pretende ser Deus. O seu futuro campeão mundial, o Anticristo, é apresentado ao mundo como O Cristo, enquanto que o falso profeta vai imitar o ministério do Espírito Santo, fazendo grandes sinais e maravilhas.

E lúcifer era um anjo bom, sábio e belo, criado por Deus, mas foi corrompido pelo orgulho e pela ânsia de poder. Êle revoltou-se contra a autoridade de Deus, num esfôrço para se elevar em posição e ser igual a Deus. Em Ezequiel 28 encontra-se uma descrição do rei terreno de Tiro, e também de satanás, que era o poder espiritual que o instigava e controlava. E lúcifer era o verdadeiro rei de Tiro.

Ambos caíram devido ao seu orgulho. O Senhor diz de lúcifer:

“Tu eras o cúmulo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em beleza. Tu estavas no Éden, o jardim de Deus; adornava-te toda a pedra preciosa: O sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ónix, o jaspe, a safira, a turqueza, e esmeraldas e ouro. O molde dos teus tambores e tubas foi preparado para ti no dia em que foste criado.

Tu eras o querubim ungido que cobre; Eu estabeleci-te; tu estavas na montanha santa de Deus; tu caminhavas livremente no meio de pedras ardentes. Tu eras perfeito nos teus caminhos desde o dia em que foste criado até que a iniquidade te abraçou.

Devido ao exagêro dos teus actos, ficaste cheio de violência dentro de ti, e pecaste; portanto expulsei-te da montanha de Deus como coisa profana; e Eu destruí-te ó querubim cobridor, do meio das pedras ardentes O teu coração mostrava-se altivo devido à tua beleza; corrompeste a tua sabedoria a favor do teu explendor e Eu lancei-te ao chão” (Ez 28.12-17).

Considerando as quatro razões seguintes, torna-se muito claro que estes versos se referem a Lúcifer e não ao rei terreno de Tiro:

• Êle estava no Jardim do Éden.

• Êle era o querubim que cobria.

• Êle movia-se livremente na montanha santa de Deus.

• Êle foi perfeito desde o dia da sua criação até que a iniquidade tomou conta dele causando a sua queda.

Os anjos que foram levados a pecar por lúcifer, fazendo-os participar na sua rebelião, foram expulsos do Céu com êle. A sua iniquidade transformou-os, tornando-os creaturas perversas e odiosas. Depois da sua queda, lúcifer foi descrito como satanás, que é o adversário de Deus.

Em Isaías 14, o Senhor usa a queda do rei da Babilónia para descrever a queda do Céu de Satanás A Babilónia é o bem conhecido símbolo do reino de Satanás na Terra. Isto torna-se evidente pelo facto de Satanás se ter apoderado de Nimrod depois do estabelecimento inicial da Babilónia, e de o ter influenciado a tornar-se violento e tão arrogante e grandioso a seus próprios olhos, que construiu uma cidade e uma tôrre cujo tôpo chegava ao Céu (Gn 11.4).

Desta maneira, o homem caído podia governar sôbre toda a Terra, subir ao Céu e proclamar-se Deus. Durante a posterior história da Babilónia, a cidade continuou a ser o símbolo de um poderoso reino, que se opunha violentamente ao reino de Deus. De acôrdo com Apocalipse 18, a cidade vai ser reconstruída no tempo do fim, impondo mais uma vez o seu domínio sôbre as nações do mundo. A natureza demónica desta cidade vil está patente com clareza nas profecias sôbre a sua queda final: “A grande Babilónia caíu, caíu e transformou-se numa habitação de demónios, numa prisão para todo o espírito profano e numa gaiola para todos os pássaros imundos e odiados!” (Ap 18:2).

Através dos séculos, lúcifer foi o verdadeiro rei da Babilónia e também da Babilónia- mistério, a mãe prostituta de todas as religiões falsas. Os tiranos humanos que reinaram na Babilónia foram todos personificações suas, que deram expressão à sua rebelião, violência, auto-deificação religiosa e idolatria, na sua forma mais extrema. É deveras apropriado que a queda do Céu de Lúcifer seja equiparada à queda do rei da Babilónia, visto que o seu reino também está destinado à destruição.

Do contexto, torna-se bem óbvio que o destino de Lúcifer é aqui discutido, pois o rei terreno da Babilónia nunca foi descrito como Lúcifer, que se sentava no Céu no monte da congregação e se exaltava como igual a Deus: “Como caíste do Céu, Ó Lúcifer, filho da manhã! Como foste derrubado ao chão, tu que enfraquecias as nações! Porque tu disseste no teu coração: Eu subirei ao Céu, e exaltarei o meu trono acima das estrêlas de Deus e também me sentarei no monte da congregação, nas longínquas partes do Norte.

Subirei acima das alturas das núvens e serei como o Altíssimo! No entanto, vais ser levado para o Inferno, para o mais profundo do abismo. Aqueles que te virem e te contemplarem vão dizer: E êste o homem que fazia tremer a Terra, que abalava os reinos, que fez do mundo um deserto e destruiu as suas cidades, que não libertava a casa dos seus prisioneiros?” (Isa. 14:12-17).

Deve ter constituido um súbito e altamente dramático acontecimento, quando lúcifer e os seus anjos foram derubados por Deus. João afirma êle levou consigo um têrço dos anjos do Céu (Apoc. 12-4), o que nos dá uma ideia do seu considerável poder e influência.As consequências da expulsão de lúcifer do Céu, foram de grande alcance. Êle jurou vingar-se de Deus e do seu reino, atacando incessantemente e procurando destruir a Sua criação.

Esta declração de guerra transformou-o finalmente em Satanás – o inimigo e adversário de Deus. Êle empenha-se particularmente em controlar e destruir os seres humanos, que foram criados à imagem de Deus. Portanto, Deus descreve-o como sendo um assassino desde o princípio (Jo 8:44).

A queda do Céu, de satanás, foi apenas o comêço da sua humilhação. Depois dela, foi-lhe dada a oportunidade de revelar o seu verdadeiro carácter, o que veio mostrar a medida da sua iniquidade.

Êle fez isso, enganando e destruindo pessoas. A Natureza também sofre em resultdo da Queda e dos actos destrutivos do diabo e seus associados humanos. E satanás vai desencadear o seu mais violento ataque à humanidade durante o reino de sete anos do Anticristo: “Ai dos habitantes da Terra e do mar! Porque o diabo desceu até vós com grande raiva, porque sabe que já tem pouco tempo” (Ap 12:12). Muitas pessoas vão morrer devido a guerras, pestilências, fome e outras calamidades, ao mesmo tempo que a Terra e os seus recursos vão ser arruinados.

A queda de satanás conforme está descrita em Ezequiel e Isaías, ocorre em vários estágios. Assumirá uma nova dimensão quando, no fim da grande tribulação quando Cristo regressar, êle será encarcerado no poço sem fundo por 1000 anos (Apoc. 20:1-3). E então dir-se-á d’êle: “É êste o homem que fez tremer a Terra, que abalou reinos, que fez do mundo um deserto e destruiu as suas cidades? ”Depois de ter sido solto no final dos mil anos, Satanás e todos os seus acólitos serão lançados no lago de fògo para sempre.

1 - A TRANSFORMAÇÃO DESTE QUERUBIM

Ezequiel 28 :18 - 19 Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comercio, profanaste os teus santuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.

-- Transformado como cinza, Deterioração da aparência, Sem residência

A QUEDA (PARCIAL) DO MUNDO ANGELICAL

Para a imaginação humana, o presente assunto e difícil de ser elucidado, a não ser aquilo que se pode depreender dos textos e contextos que focalizam o significado do pensamento.

1 - O FATO DE SUA QUEDA

Entretanto, tudo nos leva a crer que os anjos foram criados em estado de perfeição.

Quando nos referimos ao relato da criação lemos sete vezes que o que Deus havia feito era bom.

Isso certamente inclui a perfeição dos anjos em santidade quando originalmente criados, mas diversas passagens mostram alguns dos anjos como maus. Mt 25:41

Não pode haver dúvidas, portanto, de que houve realmente uma queda dos anjos.

2 - A EPOCA DE SUA QUEDA

A Escritura silencia quanto a este assunto, mas deixa claro que a queda dos anjos se deu antes da do homem, já que Satanás entrou no jardim sob a forma de serpente e induziu Eva a pecar.

Sugerimos que ela ocorreu algum tempo após a criação dos céus, e que foi a causa principal da condição descrita em Gênesis 1 : 2

Devemos, portanto, concluir que a queda dos anjos se deu devido a sua revolta deliberada e auto determinada contra Deus.

Se indagarmos que motivo em particular pode ter estado por trás dessa rebelião, parecemos obter diversas respostas das Escrituras.
Em Ez 28 e Is 14 percebemos as possíveis causas: Ambição desmedida e o desejo de ser mais que Deus, Prosperidade e beleza, Egoísmo e descontentamento.

Ao que tudo indica a existência dos asteróides se justifica em função da queda de lúcifer com a terça parte dos anjos, quando então ocorreu um cataclismo; e em função dele vários planetas se decompuseram no espaço ficando estilhaçados ou fragmentados.

Como só na nossa atmosfera existe o oxigênio, somos poupados de outras conseqüentes tragédias subseqüentes pela mão protetora do nosso bondoso Deus.

E que Ele nos ajude até a volta de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário