sexta-feira, 16 de março de 2012

A Palavra de Deus como Lâmpada para os nossos pés



Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-estudosteolgicos.blogspot.com



"LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS é tua palavra, e luz para o meu caminho." SI 119.105.

A importância da Bíblia consiste em ser ela a bússola e guia divino para o homem que busca cumprir com a vontade de DEUS.

Por milênios DEUS se revelou ao homem através de suas obras, isto é, a Criação (Rm 1.20; SI 19.1-6).

Porém, segundo seu propósito, chegou o tempo em que Ele desejou alcançar o homem com uma revelação maior, o que fez em forma dupla:

a) através da Bíblia – A Palavra Escrita, e

b) através de JESUS CRISTO - A Palavra Viva (Jo 1.1). Esta dupla revelação é mui especial e tornou-se necessária devido à queda do homem.

Desse modo o estudo das Escrituras se impõe como o principal meio do homem natural vir a conhecer a DEUS e a Sua vontade para com a sua vida, bem como do crente conhecer o propósito santificador de DEUS para si e para com todos os salvos.

I. ALCANCE DO ESTUDO DA BÍBLIA

O estudo da Bíblia é uma necessidade que se impõe ao crente por causa do grande alcance que o livro divino tem. O seu estudo:

1. Prepara o crente para responder àqueles que lhe pedem a razão da fé que nele há (l Pé 3.15).Isto implica no fato de que o testemunho cristão só é válido quando fundamentado no conhecimento e prática da Palavra de DEUS.

2. Faz o obreiro aprovado quanto ao correto manejo da palavra da verdade (2 Tm 2.15).

Homens e mulheres que manejam bem a Palavra de DEUS! Eis uma das grandes necessidades da Igreja do Senhor neste século!

3. Acresce a fé do crente quanto ao fato de que as Escrituras são a infalível Palavra de DEUS (Is 34.16). O valor espiritual das Escrituras tende a arraigar-se em nossa convicção á medida da nossa aplicação à sua leitura.

4. Dá luz e entendimento aos simples (SI 119.130).

A ignorância espiritual do crente não se dá pela ausência de formação acadêmica, mas pela falta de apego à revelação divina manifesta nas Escrituras.

Ninguém é tão sábio como pensa quando ignora o valor da Palavra de DEUS, nem tão indouto como possa imaginar quando ama o livro da lei do Senhor.

II. POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA Dentre outras razões por que o crente deve ler e estudar a Bíblia, poderíamos destacar as seguintes:

1. A Bíblia é o manual do crente. Sendo a Bíblia o livro-texto do cristão, é imperioso que este a maneje bem para o eficiente desempenho de sua missão (2 Tm 2.15). Um bom profissional sabe empregar bem as ferramentas de seu ofício.

Essa eficiência não é automática; vem pelo estudo e pela prática. Assim deve ser o crente em relação à Bíblia Sagrada.

Entre as promessas de DEUS àqueles que conhecem devidamente a sua Palavra, temos a de Isaías 55.11: "Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

2. A Bíblia alimenta nossas almas (Mt 4.4; Jr 15.16; l Pé 2.2). Não há dúvida que o estudo da Palavra de DEUS traz nutrição e crescimento espiritual. Ela é tão indispensável à alma, como o pão é ao corpo. Nas passagens citadas, ela é comparada ao alimento, porém, este só nutre o corpo quando é absorvido pelo organismo. O texto de l Pedro 2.2 fala do intenso apetite do recém-nascido; assim deve ser o nosso apetite pela Palavra divina. Bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual.

3. A Bíblia é o instrumento do Espírito (Ef 6.17).

Se em nós houver abundância da Palavra de DEUS, o ESPÍRITO SANTO terá o instrumento com que operar. É preciso, pois meditar nela (SI 1.2; Js 1.8).

É preciso deixar que ela domine todas as esferas da nossa vida, nossos pensamentos, nosso coração, e assim molde todo o nosso viver diário. Em suma: precisamos ficar saturados da Palavra de DEUS.

4. A Bíblia enriquece a vida do cristão (SI 119.72).

Essas riquezas vêm pela revelação do ESPÍRITO SANTO, primeiramente (Ef 1.17).

A pessoa que procurar entendimento bíblico somente através da capacidade intelectual, muito cedo desistirá. Só o Espírito de DEUS conhece as coisas de DEUS (l Co 2.10).

III. COMO ESTUDAR A BÍBLIA

Como a divina e inspirada Palavra de DEUS, a Bíblia é um livro singular, do qual maior proveito tirará aquele que melhor souber estudá-lo.

E é exatamente com o propósito de ajudá-lo a tirar o máximo de provei- to do estudo da Bíblia que lhe da- mos os cinco passos seguintes a serem seguidos:

l1. Leia a Bíblia conhecendo o seu Autor.

Isto é de suprema importância. É a melhor maneira de estudar a Bíblia. Ela é o único livro cujo Autor está presente quando o lemos. O autor de um livro pode explicá-lo como ninguém.

A Bíblia é um livro fácil e ao mesmo tempo difícil; simples e ao mesmo tempo complexo. Não basta ler suas palavras e analisar detidamente suas declarações. É preciso conhecer e amar a DEUS, o seu Autor.

3. Leia a Bíblia diariamente

(Dt 17.19). Esta regra é excelente. É estimado que 90% dos crentes não lêem a Bíblia diariamente;

portanto não é de admirar haver tantos deles frios e infrutíferos no testemunho e no serviço cristão. Mais do que isto: são anãos, raquíticos, mundanos, carnais e indiferentes, nervosos e iracundos.

Não basta assistir aos cultos, ou- vir sermões e testemunhos, assistir estudos bíblicos, e ler boas obras de literatura cristã. É preciso ler a Bíblia individualmente.

Há crentes que só comem espiritualmente quando lhe dão comida na boca. É a colher do pastor, do professor da Escola Dominical, etc. Se ninguém lhe der comida, ele morrerá de inanição espiritual.

4. Leia a Bíblia com a melhor atitude.

Ler a Bíblia com a melhor atitude mental e espiritual é de capital importância para o êxito no estudo bíblico. A atitude correia é a seguinte:

a. Estudar a Bíblia como a Palavra de DEUS, e não como uma obra literária qualquer. b. Estudar a Bíblia com o coração e em atitude devocional, e não apenas com o intelecto.

5. Leia a Bíblia meditando.

As- sim têm feito os servos de DEUS no passado, a exemplo de Davi (SI 119.15,16), Daniel (Dn 9.2-4).

O caminho ainda é o mesmo. Na presença do Senhor, em oração, as coisas incompreensíveis são esclarecidas (SI 73.16,17).

A meditação aprofunda o sentido. Muitos lêem a Bíblia para estabelecer recorde de leitura somente. Ao leres a Bíblia, aplica-a primeiro a ti próprio, senão não ha- verá virtude nenhuma.

6. Leia a Bíblia toda.

Há uma riqueza insondável nisso! É a única maneira de conhecermos a verdade completa dos assuntos tratados na Bíblia, visto que a revelação de DEUS mediante ela é progressiva.

Como o irmão pensa compreender um livro que nem sequer leu ainda? Podemos ler a Bíblia toda, porém jamais a compreenderemos toda. Sendo a Palavra de DEUS ela é infinita.

Mesmo as mentes mais férteis do mundo são incapazes de abarcá-la completamente. Não há no mundo ninguém capaz de. esgotar ou dissecar a Bíblia.

IV. A APLICAÇÃO DA BÍBLIA

A diferença básica entre a Bíblia e os outros livros que lemos ao longo da vida, é que não temos nenhuma obrigação moral de obedecer ao que estes ensinam, enquanto que a Bíblia é um livro escrito não apenas para ser lido, mas também, e principalmente, para ser obedecido e aplicado.

1. Aplique a Bíblia à sua vida.

Você sabia que é de nenhum valor conhecer a letra das Escrituras, contudo não se dispor a obedecê-la? Satanás conhece a Bíblia e é capaz de citá-la decoradamente como fez diante de JESUS enquanto o tentava no deserto (Mt 4.6).

Acontece que esse conhecimento do tentador não é capaz de diminuir, ainda que por um pouco, a impiedade e maldade do seu vil coração.

Aplicando a Bíblia à nossa vida, sem dúvida poderemos dizer como disse o salmista Davi: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (SI 119.11).

2. Aplique a Bíblia às necessidades do mundo.

O conhecimento acadêmico tem ajudado os estudiosos do comportamento humano a detectar os problemas que afligem a nossa sociedade. No entanto, tem fracassado na análise das causas e na aplicação de soluções a estes problemas.

Por exemplo: é impressionante ver como homens que ignoram a Bíblia atribuem a violência e outras anomalias que afligem a sociedade contemporânea, a causas, como a pobreza e o analfabetismo.

Eles não conseguem olhar o mundo e ver as pessoas como DEUS as vê: caídas, espiritualmente pobres e carentes de DEUS.

No contexto de toda esta confusão, o crente e estudioso da Bíblia tem grande vantagem sobre as de- mais pessoas. Com o jornal da cidade numa das mãos e a Bíblia na outra, ele é capaz de detectar tanto os problemas quanto de aplicar eventuais soluções a eles.

Ele vê o mundo moribundo, espiritualmente enfermo. "Toda a cabeça está enferma e todo o corpo fraco. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo" (Is 1.5,6). Tudo isto porque, como disse João: "...todo o mundo está no maligno" (l Jo 5.19).

A ajuda e a orientação que a Bíblia sagrada, a poderosa Palavra de Deus nos oferece em todos os momentos da vida.

Nas mais diversas circunstâncias em que nos deparamos em nossas vidas, podemos contar com a infalível orientação da Palavra de Deus, orientação esta que, colocada em pratica, nos levará a triunfar em todos os momentos da nossa caminhada.

Pois como Paulo escreveu a Timóteo: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2 Tm 3:16-17)

o nosso Pai Celestial não deseja que Seus filhos fiquem perdidos por aí, sem um roteiro seguro. Ele quer guardar você das dúvidas que assaltam a sua mente. Ele não quer que você caminhe na escuridão, passando por perigos na noite desse mundo.

Ele deixou um roteiro, um mapa para lhe indicar o caminho e dar sentido à sua vida. O rei e patriarca Davi assim escreveu no lindo e inspirado Salmo 119:105 - "Lâmpada para meus pés, é Tua Palavra e Luz para o meu caminho".

É essencial, entretanto, que as pessoas estudem com atenção para perceberem o verdadeiro sentido da Bíblia, comparando o texto que estão lendo, com outros textos, para não darem suas próprias interpretações aos Escritos Sagrados, como advertiu o Senhor em Mateus: 22:29 : "Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus."

É fundamental pedir a assistência divina quando vamos abrir a Santa Bíblia. No Salmo 119:18 está escrito: "Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da Tua lei." Essa é uma coisa que o Senhor aprecia muito fazer.

Em Lucas 24:45 diz: "Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." "Derramarei o Meu Espirito e vos farei saber as minhas palavras." Prov.1:23

Mencionamos há pouca a importância de comparar o que o Espírito Santo disse em um texto, com o que Ele declarou em outro texto sobre o mesmo assunto. Dessa forma um verso se torna a chave para desvendar o sentido de outro verso ou conjunto de versos.

Por exemplo: Em Lucas 21 encontramos pessoas perguntando a Jesus sobre o templo de Jerusalém e o fim do mundo. Mt 24 afirma que essas pessoas que perguntaram eram os apóstolos do Senhor.

E através de Marcos 13, no verso 3 descobrimos que os apóstolos que perguntaram foram Pedro, Tiago, João e André.

Comparar um texto com o outro é uma regra básica ao se estudar a Bíblia.
Uma das razões porque há tantas doutrinas discordantes em diferentes igrejas, é que essa regra geral não está sendo respeitada, e o diapasão de todo o Livro de Deus não está sendo ouvido.

Embora algumas profecias ou exortações fossem dadas a um grupo de pessoas em circunstâncias específicas, e com uma aplicação a um singular evento, podemos com certeza receber delas a edificação espiritual em todas as épocas.

"Porque tudo o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança."Rom.15:4

Um dos fatores importantes para a pessoa compreender as Escrituras é praticar os seus ensinos. Em Jo 7:17 encontramos: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se falo por mim mesmo."

Amigo, aquele que não deseja obedecer a verdade, nunca poderá entendê-la. Quando andamos de acordo com a luz que recebemos de Deus, através de Sua Palavra, mais e mais seremos iluminados nesse conhecimento.

Por que revelaria Deus mais belezas da Sua Palavra àqueles que não estão dispostos a segui-la?

Um ateu perguntou a uma humilde senhora cristã: A senhora leu a Bíblia hoje? Li sim senhor? Pode me citar alguma lição que aprendeu? A senhora pensou um pouco e não conseguiu se lembrar de nada.

Muito bem, disse o ateu, para que ler alguma coisa se você não aprende nada com ela? Ela pensou mais e disse: Eu gostaria que o senhor apalpasse essa roupa que lavei hoje cedo. Ainda esta molhada? Não, já está seca.

Pois é, disse a lavadeira. Eu lavei com água, a água secou, mas a roupa ficou limpa. Eu também li a Palavra de Deus. Já não me lembro mais o que li, parece que evaporou, mas senti que a minha vida ficou mais limpa.

Devemos entender que as Santas Escrituras, do Gênesis ao Apocalipse, são a revelação de Jesus Cristo. A Sua santa face nos olha e nos lê, a partir dessas páginas sagradas.

Ele é o nosso Redentor e Rei vindouro, capaz de salvar a todos os que se achegam por Ele ao Pai. (Hb 7:25) Entender isso é a maior de todas as alegrias.

Agora, meu filho, pegue a sua Bíblia e comece a ler com amor e devoção. E sentirá uma Presença Gloriosa acompanhando você e trazendo vida, saúde e as bênçãos da paz. Compreender a Bíblia é conhecer pessoalmente o seu Autor. E, com certeza, Ele iluminará não apenas a sua mente, mas também os seus caminhos.

Como posso saber se alguém é um verdadeiro servo de Deus, ou se um líder cristão é um verdadeiro homem de Deus?

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis.

Porventura se colhem uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. ” (Mt 7:15-20).

Quem são os que estarão sempre com Deus e o servirão?

“Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.” (Sl 101:6).

Todo caminho é bom?

“Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” (Pv 16:25).

Quando os justos receberão a sua herança?

“Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e no fim dos dias te levantarás para receber a tua herança.” (Dn 12:13).

O que acontecerá com o caminho dos justos e com o caminho dos ímpios?
“Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” (Sl1:6).

O verdadeiro servo de Deus consegue melhorar como pessoa?
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Pv 4:18).

O que precisamos fazer para seguir a Jesus?

“...deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé...” (Hb 12:1-2)

Se a Bíblia é o que dizemos ser para a nossa vida, guardemo-nos da atitude farisaica de lê-la e, inclusive, proferi-la sem que ela seja parte inseparável do nosso caráter.

No princípio da Obra Pentecostal no Brasil, era mui comum ouvir- se pessoas não-crentes se referirem aos pentecostais como "os Bíblias", decorrente do apego ao livro e à prática da Bíblia.

Deveríamos nos penitenciar diante de DEUS pelo nosso gradual afastamento das verdades e virtudes do Evangelho propugnadas na Bíblia. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário